24/06/2020

[Resenha] Reze pelas mulheres roubadas - Jennifer Clement

Boa Tarde!! Hoje temos mais uma resenha aqui no blog ❤ Esse livro já estava a uns anos na minha estante e por ter uma tema mais pesado e fui adiando, mas enfim decidi ler ele e oi uma leitura muito boa ❤ 

Titulo: Reze pelas Mulheres Roubadas
Autor: Jennifer Clement
Quantidade de Páginas: 240
Editora: Rocco
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: A partir de entrevistas feitas por mais de dez anos com mulheres das regiões mais violentas do México, Jennifer Clement cria neste aclamado romance uma história que é ao mesmo tempo uma ficção envolvente e uma exploração dos aspectos mais brutais da vida em seu país. Sem prender-se ao relato documental, com uma prosa sensível para o que há de surreal e às vezes mesmo cômico em meio à tragédia. Clement conta a história de um grupo de garotas tentando escapar à violência que se infiltra pelo cotidiano de um dos mais fascinantes e perigosos países do continente americano.
Por meio da voz direta e irônica de Ladydi Garcia Martinez, somos apresentados à rotina de Guerrero, interior do México, onde a protagonista e suas amigas passam a infância fingindo-se de meninos. A estratégia de proteção encontrada por diversas mães da região envolve cortes de cabelo masculinos, dentes calculadamente sujos e buracos na terra para que suas filhas possam se esconder da ameaça que pende sobre a vida de todas: os sequestros praticados por narcotraficantes. Mas o disfarce, uma espécie de ficção coletiva que se torna indispensável para a sobrevivência na região, nem sempre funciona. Paula, a mais bonita amiga de Ladydi, é levada pelos bandidos. Tempos depois, é libertada e volta à aldeia para contar o que viveu.
Denunciados em numerosas reportagens, assim como em obras de ficção, os episódios de assassinatos e desaparecimentos de mulheres são um dos mais terríveis problemas resultantes da força do crime organizado na México atual. Neste livro, a narração da barbárie se torna também um poderoso hino à capacidade humana para a resiliência e a compaixão.

Resenha:
Em Reze pelas mulheres roubadas a autora se inspirou em relatos reais dos abusos sofridos por milhares de mulheres nas regiões mais violentas do México, que são dominadas por narcotraficantes, para criar o enredo, colocando como foco o sequestro de garotas nessas regiões.

O livro se passa na região de Guerrero, interior do México, em uma pequena vila onde em sua maioria vivem apenas mulheres, os homens e garotos sempre partem para tentar a sorte em outras regiões, com destaque os EUA, e aos poucos deixam de voltar, abandonando-as a própria sorte.

Com a constante ameaça de sequestro por parte de narcotraficantes, as mães tentam esconder ao máximo suas filhas, as vestindo de meninos, fazendo cortes masculinos e até mesmo pintando seus dentes para ficarem mais feias. Outra tática criada por uma das mulheres foi cavar buracos escondidos nos quintais, assim quando alguma delas ouvia algum carro chegando perto de sua casa, escondias as meninas nesse buracos para não serem encontradas.

Mas mesmo assim ainda acontecia os roubos das garotas.

Ladydi é uma das meninas crescidas nesse cenário, seu pai partiu para o EUA e por um tempo continuo ajudando-as e as visitando, mas depois dele ter tido uma grande briga com sua esposa, a mãe de Ladydi, como todos os outros homens um dia parou de voltar, deixando a mãe de Ladydi amargurada e depressiva. Mas isso nunca a impediu de fazer tudo para que sua filha não fosse nota pelos sequestradores.

E assim acompanhamos essa realidade através de Ladydi, as dificuldades do dia a dia, a luta para que consigam estudar, tendo um professor voluntario diferente em cada ano para só conseguirem concluir o ensino fundamental, os abusos e descasos do governo e como os sequestros são comuns, tornando o futuro dessas garotas insertos e assustadores.

A escrita da autora é fluida, a narrativa em terceira pessoa, com um enredo a partir da visão de uma garota que sempre viveu nesse cenário, mostrando coisa e acontecimentos que consideramos absurdos ou mesmo cruéis e tristes e são comuns na vida das pessoas que ali vivem.

O enredo em si não mostra cenas pesadas, mas todo o contesto que as mulheres dessa região vivem e tudo que sofrem torna a leitura intensa e dolorosa, principalmente quando levamos em conta que apesar de ser um livro ficcional ele foi baseado em dezenas de relatos reais.

Então, eu recomendo essa leituras para todos, com ressalva de ser mais pesada, não por conter sangue e cenas explicitas, mas por trazer uma realidade dura e crul.
Onde Comprar: Amazon - Saraiva - Submarino - Americanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;