05/05/2020

[Resenha] O Vilarejo - Raphael Montes

Boa Noite!! Hoje temos a primeira resenha do mês no blog ❤  E o escolho da vez foi um livro que esteve gratuito na semana passada da Amazon ❤ O Vilarejo trás contos macabros do autor nacional Raphael Montes ❤ Acompanha a resenha abaixo.

Dados do Livro
Titulo: O Vilarejo
Autor(a): Raphael Montes
Quantidade de Páginas: 109
Editora Suma de Letras
Gênero: Literatura Nacional / Terror
Ano: 2015
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: 
Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.

As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Resenha
Um certo dia um homem recebe de seu sócio de um sebo no Rio de Janeiro, três finos cadernos que estavam juntos de outros livros comprados de um lote da coleção pessoal de uma falecida senhora, através de sua bisneta. Os cadernos foram escritos por caligrafia feminina em uma língua estrangeira desconhecida em um primeiro momento pelo homem, mas que depois de pesquisar ele descobriu que se tratava de cimério, sem conseguir ajuda para traduzi-los ele mesmo o faz e é surpreendido pelo teor dos textos, divididos em 7 capítulos, que transborda maldade, terror e frieza.

"Os moradores, por sua vez, repisam o boato que vem ganhando força nos últimos tempos: uma maldição recaiu sobre o vilarejo; vivem um período de trevas, pontuado por desgraças familiares, com atos de barbárie e violência"

Os contos se passam em um vilarejo que sofre com as consequências causadas por uma guerra civil, que o deixo isolado entre os vales montanhosos sem abastecimento. Todos estão interligados tanto pelo local como pelos personagens que transitam entre os contos, e cada conto esta associado a um demônio que é responsável por um pecado capital, sendo assim no total os setes pecados capitais.

Assim somos levados através da vida das pessoas desse vilarejo, desde uma mãe que esconde comida dos vizinhos para alimentar seus filhos, uma garota com uma grande inveja de sua irmã e por isso comete algo terrível até uma senhora que em primeiro momento se parece altruísta ao salvar um homem negro de ser morto apenas por ser negro, mas que se revela ser bem diferente do que prega.

"O pecado nos mata, meu caro Anatole. Não importa quanto tempo seja preciso. O pecado nos mata."

Os contos são fluidos e despertam no leitor sentimentos de repugnância a raiva de alguns personagens e pena e tristeza de outros, mostrando o que acontece quando atingem o excesso de cada um dos pecados e a influencia de suas ações nas outras pessoas do vilarejo. Sendo tudo bem ligado do prefácio ao posfácio.

Onde Comprar: Amazon - Saraiva - Submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;