10/05/2019

[Resenha] Alien - Alan Dean Foster


Boa Noite!! Hoje temos a resenha do livro Alien do autor  Alan Dean Foster, essa é a terceira resenha desse mês aqui do blog 📚 O livro se trata de uma novelização do filme clássico de mesmo nome de 1979.
Dados do Livro
Titulo: Alien
Autor(a): Alan Dean Foster
Quantidade de Páginas: 328
Editora Aleph
Gênero: Literatura Estrangeira / Ficção Científica / Horror
Ano: 2015
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: 
A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para investigar um planeta desconhecido. Um tripulante é atacado por uma forma de vida estranha, e esse pode ser o início de uma história pior que os mais terríveis pesadelos da humanidade.



Resenha
O livro Alien se passa em um cenário futurístico onde a humanidade após a exploração desenfreada do petróleo viu ele se acabar no planeta Terra, assim para poder continuar a fabricação de um seus principais derivados, o plastico, utiliza da tecnologia disponível para enviar naves para buscar essa matéria prima em outros planetas do universo.

Nesse contexto acompanhamos os tripulantes da rebocadora interestelar Nostromo que possui uma refinadora de petróleo acoplada, para assim poder refina-lo durante a viajem de volta a Terra. Durante tanto a viajem de ida ao local de extração do petróleo quando a de volta os tripulantes da nave permanecem em um estado de hibernação, uma forma de polpar recursos e diminuir os gastos.

Os tripulantes da Nostromo são o capitão Dallas, a subtenente Ripley, o imediato Kane, a navegadora Lambert, o oficial de ciências Ash, o engenheiro espacial Parker e o técnico de engenharia Brett, além do mascote deles, o Gato Jones.

Durante a viajem de volta da Nostromo o sistema dela, que é uma especie de consciência com inteligente artificial, chamada de Mãe tirar os sete tripulantes da hibernação, o que só pode ser feito fora dos momentos planejados quando algo de errado/estranho acontece.

Logo após serem acordados os tripulantes descobrem que não é nenhum erro na parte elétrica da nave e sim que Mãe captou um pedido de socorro em um planeta próximo e conforme os protocolos quem recebe a mensagem tem que verifica-la. Assim eles partes para o planeta de origem dela, deixando a refinaria que esta acoplada na nave em orbita eles vão verifica-lo.

Ao pousarem no planeta acabam tendo que enfrentar os fenômenos meteorológicos dele que danifica algumas partes elétricas da nava, deixando um grande trabalho de reparo para Parker e Brett. Seguindo os protocolos o Dallas divide a tripulação em duas equipes, a que ficar na nave para caso acontece algo, Ripley, Ash, Parker e Brett, e a que vai explorar o local da onde a mensagem esta sendo enviada, Dallas, Kane e Lambert.

A partir dessa exploração eles encontram uma nave abandonada e acabam trazendo com eles para Nostromo algo que irá colocar todos em perigo.

  

O livro se trata de uma novelização do filme Alien lançado no ano de 1979, possuindo o enredo idêntico a ele. Porém o que é um grande diferencial é o aprofundamento dos personagens é muito maior no livro, por ter um espaço maior para ser trabalhado, nos trazer seus pensamentos e medos.

O autor, Alan Dean Foster, é conhecido por adaptar outros roteiros para livros, como alguns de Star Wars. A narrativa é feita em terceira pessoa e a escrita do Alan é bem fluida.

O enredo possui diversos momentos tensos e reviravoltas durante a leitura, porem é claro que se você assistiu recentemente o filme e ainda esta com ele fresco na memória já vai saber tudo que irá acontecer.

Esse foi o primeiro livro que eu comprei da editora Aleph e fui surpreendida pelo capricho empregado na edição ❤ A capa do livro tem textura aveludada e a ilustração é levemente metalizada, as páginas são amareladas e a fonte e espaçamentos são no tamanho padrão. O livro também contem uma nota do autor exclusiva e entrevistas da atriz Sigourney Weaver, que interpretou a Ripley, e do diretor do filme de 1979, Ridley Scott, feitas em 1984.

Enfim, indico sem duvida o livro Alien para aqueles que gosta de ficção cientica e para aqueles que ainda não tiveram contato com o gênero, mas gostem de tramas que se passe no espaço e com um enredo que te prende do começo ao fim.
Onde Comprar: Amazon - Saraiva - Americanas - Submarino

4 comentários:

  1. Oieee! Deus do céu, eu morria de medo desse filme quando era criança e confesso que hj quando vejo ainda toma uns sustinhos...kkk Adorei tua resenha! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tati, eu também, principalmente naquela cena que o alien sai de dentro do cara >.< Fico feliz que tenha curtido.

      Excluir
  2. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Sinceramente, nunca me interessou nenhum filme de Aliens. Porquê que dizem que é de terror?
    Não me dá vontade de ler o livro.
    Se todos gostássemos do mesmo, a vida não teria tantas cores.
    Escreves muito bem. Parabéns.
    Talvez se colocasses mais uma imagem a meio do texto ficasse melhor ainda. Do género, eu uso a regra de três/quatro parágrafos = uma imagem. Acho que funciona.
    Beijokitaz





    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miss, verdade, é sempre bom essa diversidade de leitores *-* Não curto resenha com muitas imagens porque acabam muito longas, mas vou tentar colocar mais algumas nas próximas para testar, obrigado pela dica.

      Excluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;