10/04/2019

[Resenha] O Verão em Que Tudo Mudou


Boa Noite!! Hoje temos a segunda resenha do mês ❤ E o escolhido é mais um livro com autores nacionais, em O Verão em Que Tudo Mudou temos três historias escritas por três autores diferentes e todas elas com enredos e mensagens bem bacanas. Confira a resenha abaixo. 

Dados do Livro
Titulo: O Verão em Que Tudo Mudou
Autor(a): Gabriela Freitas, Thais Wandrofski  e Vinícius Grossos
Quantidade de Páginas: 304
Faro Editoral 
Gênero: Literatura Nacional / Romance
Ano: 2017
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: A vida às vezes guarda inúmeras surpresas. Sem avisar, ela muda de direção. Na hora você não entende, já que “tudo parecia estar bem”. Então percebe que havia sinais.... um sentimento, uma lembrança, um fato que parecia bobo, mas não era... É quando a gente entende que todo o caminho estava errado, que nada fazia muito sentido. Pelo menos, pra você. Fred sente-se absolutamente comum diante de um mundo com tanta gente especial. Lavínia, ao alcançar aquilo que parecia um sonho, algo pelo qual tanto lutou descobre que a nova conquista nunca foi realmente um desejo seu. E Sol, sem perceber, vive sempre à espreita, desconfiada, em constante alerta, tentando controlar tudo ao redor, na esperança de não se ferir novamente... Mas que controle podemos ter diante de tudo? Três jovens, de cidades distantes, com diferentes realidades, descobrindo o mundo a partir de suas próprias escolhas: complexo, difícil, libertador.Três histórias que se cruzam, no exato momento em que se coloca, diante de cada uma delas, uma exigência capaz de definir algo para o resto de suas vidas.

Resenha
O livro O Verão em Que Tudo Mudou trás três historias escritas por três autores nacionais de jovens que tiveram que enfrentar seus medos para se encontrar, cada uma acontecendo em um mês do verão*, Dezembro, Janeiro e Fevereiro. Nelas podemos acompanhar dilemas presente na vida tanto de adolescentes como adultos e com eles somos presenteados com varias mensagens positivas.

Sendo as três historias: Quando Infinitos se Encontram do autor Vinícius Grosso"Mantenha-se Viva!" da autora Gabriela Freitas e Pôr do Sol da autora Thais Wandrofski.


Em Quando Infinitos se Encontram acompanhamos  jovem Frederico que esta no seu último ano do ensino médio e diferente dos seus colegas escolheu não prestar vestibular para entrar em uma universidade no ano seguinte, nenhum curso se mostrou ser algo que ele deseja-se fazer, assim seus pais o pressionaram para que então ele começasse a trabalha.

Sem amigos por não estar no mesmo foco pré vestibular dos seus colegas e sem um grande sonho do qual ele deseja correr atrás Fred acaba se considerando só mais uma pessoa comum em meio a tantas especiais.

Por causa da pressão de seus pais Fred começou a trabalhar em uma livraria e quando chega a véspera de Natal ele se oferece para fechar a livraria já que seus pais não comemoram o feriado, assim nada de especial o esperaria em casa. Como toda véspera de Natal a livraria se enche de pessoas que deixaram para comprar os presentes na última hora, dentre eles um rapaz bem mal educado que pede para que Fred escolha um livro para ele dar a uma pessoa especial, assim Fred indica O Pequeno Príncipe, ele só não esperava que a garota que ganhou o livro do rapaz voltaria quando ele estivesse fechando a loja para devolve-lo.

Para ajudar a estranha garota perdida na cidade dele ele vai acabar descobrindo mais sobre si mesmo enquanto entrar em uma aventura com ela.


Em "Mantenha-se Viva!" acompanhamos Lavínia que depois de tanto estudar conseguiu passar no curso que sempre sonhou, porém agora Arquitetura não parecia mais ser a coisa que certa para ela e sim o sonho de outra pessoa. Depois de pensar bastante ela decide que precisar de um tempo para escolher que rumo seguir assim ela tem a difícil tarefa de convencer seus pais a deixar com que ela viajasse sozinha.

Usando do dinheiro que ela tinha juntado dando aulas particulares Lavínia parte de São Paulo para o Rio de Janeiro para passar um mês em Búzios, lá ela pretende colocar seus pensamentos e desejos em ordem para assim decidir quais os próximos passos que ela deseja seguir. Para isso ela vai ter que lidar com um trauma que a atormenta e com um novo romance.


Na terceira historia, Pôr do Sol, que se passa em Fevereiro acompanhamos Sol que esta nos seus últimos dias de ferias antes de começar uma nova fase, a Faculdade, e vendo que não aproveitou quase nada das suas féria ela monta o plano perfeito para todos os dias que restam. Sol diferente da sua irmã gêmea, Stela, gosta de tudo organizado do seu jeito e de planejar cada passo, assim ela escolhe ela chama Stela e sua melhor amiga Bia para participar desses passeios. Porem nem tudo pode ser do jeitinho que a gente planeja e as outras pessoas também tem vontades, preferencias e sentimentos, assim Sol vai precisar aprender que não da para ser tudo quando e como a gente que e que os sentimentos das outras pessoas são tão importantes quanto os nossos e não podemos simplesmente ignora-las.

O livro é cheio de mensagens bacanas e as três historias fluem bem, os três autores tem escritas bem gostosas apesar de eu ter gostado mais da primeira historia escrita pelo Vinícius Grossos. Temos romances fofos e bons personagens nos três enredos. Cada uma das partes tem +/- 90 páginas o que deu para desenvolver bem os enredo, pois todos se passam em curtos períodos de tempo.

Na parte física a editora caprichou bastante, a capa esta bem bonita com diversos elementos que remente as historias, as páginas são amareladas e a fonte é azul escura, de inicio achei que fosse me incomodar mas acabei nem sentindo diferença enquanto lia, em cada inicio de capitulo temos algumas pequenas ilustrações que mudam de uma historia para outra e também temos diversas ilustrações bem fofas ao longo do livro.

Então se você esta em busca de um livro com romances fofos e mensagem bacanas O Verão em Que Tudo mudo é uma boa dia.

* O verão no hemisfério sul começa no dia 21 de Dezembro e termina no dia 20 de Março.

6 comentários:

  1. Amo muito histórias curtas.. E adoro a escrita do Vinicius, eu quero ler esse livro para ver o que ele trouxe de bom!
    Pela leitura ser bem jovem acho que ate ajuda alguns a tomar decisões, principalmente porque os protagonistas estão em momentos de descobertas.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que livro fofo, eu me apaixonei pela capa realmente tem aquele tom de verão. Os votos dos escritores são lindos e super fofo e também reflexivos, onde você ler e também para pra pensar se realmente é isso que quer para sua vida, é uma decisão muito difícil a ser tomada mas tem que ser bem pensada. Serve para além de distrair, para refletir. Obrigada pela resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Ainda não li esse livro mas tá nos meus desejados.
    Adorei saber que são três histórias curtas mas muito envolventes.
    Pelo visto vou amar conhecer esses personagens. Realmente as edições da Faro são impecáveis.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  4. Oi Jessy!
    Adorei sua resenha sobre as três histórias parece aquele romance leve e reflexivo, e gostei também das ilustrações dentro do livro, adoro quando as editoras nos dão esse presente. Parabéns pela resenha fiquei curiosa para ler esse livro e dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Esse livro é tão lindo a diagramação e capa, mas ainda não tive oportunidade de conferir, tenho muita vontade de conhecer a escrita desses autores, alguns eu acompanho nas redes sociais, mas quero ler suas histórias. Cada uma história é especial né, e acontece em uma época muito gostosa. Espero poder conferir em breve!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu já vi muitos comentários sobre esse livro e a maioria eram muito positivos. Confesso que já tive muita vontade de ler, mas hoje já não me interesso tanto. Acho que, mesmo parecendo que as três histórias sejam bem cativantes e com mensagens bonitas, não é o que estou procurando no momento.
    Porém, adorei conferir sua resenha e que bom que a leitura fluiu tão bem para você.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;