07/04/2019

[Entrevista com o Autor] Daniel Renattini


Boa Tarde!! Hoje temos mais uma postagem bem bacana *-* Dessa vez com a entrevista com algumas perguntinhas que eu fiz para o autor Daniel Renattini ❤ Caso ainda não tenha conferido  ainda semana passada saiu a resenha do livro O Filho do Sol do autor aqui no blog(clique aqui para lê-la).

Então vamos a entrevista
1. Primeiramente Daniel que tal antes de falarmos dos seus livros e contos você nos contar um pouco sobre você e suas inspirações.
Daniel Renattini: Certo, vamos lá! Além de escritor, sou designer, profissão que atuo a maior parte do tempo. Mas isso não quer dizer que eu “escrevo quando dá”. Ultimamente eu tenho escrito nos horários de almoço e após o trabalho na agência (ou durante, caso me sobre um tempinho). Fora isso, divido meu tempo com a escultura, que é pra me desligar de todo o resto. Também sou roteirista recém-formado e mestre em reiki. É um currículo meio variado, mas eu gosto. 
Sobre as minhas inspirações, pode ser meio genérico dizer, mas basicamente tudo serve como inspiração, justamente porque as ideias podem sair de qualquer lugar. Mas geralmente o cinema, a leitura, uma série ou filosofar em um bar são as coisas que mais ativam a minha criatividade.

2. E sobre seus gostos pessoais, quais são seus livros e autores favoritos?
Daniel Renattini: No exterior, Stephen King, Tolkien, George Martin, Suzanne Collins e J.K. Rowling. Não necessariamente por serem bons escritores, mas pelo que construíram no caminho, tanto em questões de narrativa quanto de carreira. No Brasil, a lista é maior. Felipe Castilho, Eric Novello, Janayna Bianchi, Enéias Tavares, Bruno Matangrano, Ian Fraser e André Vianco, cada um do seu jeito. Em relação aos livros, os que mais mexeram comigo ao longo dos anos foram “Eragon” (Christopher Paolini) – ressalva para esse, que foi a primeira grande leitura de fantasia que fiz na vida –, “Sobre a escrita” (Stephen King), “Jogos Vorazes” (Suzanne Collins), “Terra, Prata & Lua Cheia” e “Ordem Vermelha” (ambos de Felipe Castilho), “Ninguém Nasce Herói” (Eric Novello), “Fantástico Brasileiro” (Bruno Matangrano e Enéias Tavares), “Lobo de Rua” (Janayna Bianchi), “A Jornada do Escritor” (Christopher Vogler) e “Criatividade S.A.” (Amy Wallace e Edwin Catmul).

3. Falando sobre a série Herdeiros das Estrelas, qual foi a sua inspiração para trazer personagens que dominam os elementos como tema principal?

Daniel Renattini: Sabe a série animada “Avatar: A Lenda de Aang”? Na época em que eu assistia (por volta dos catorze, quinze anos), ficava pensando “Como seria se os dominadores existissem no mundo contemporâneo?”. Sem falar que eu já era fã inveterado de super-heróis, principalmente X-Men. Aí você soma uma coisa aqui, coloca um parafuso ali e tudo resolvido, certo? Veio o primeiro rascunho, que não passou de três páginas (risos). Larguei a história e só retomei em 2012, quase cinco anos depois, com uma cabeça bem diferente, mas com a mesma proposta: Escrever uma história sobre dominadores de elementos no mundo contemporâneo. Mas também responder a uma pergunta. Os dominadores (que, na minha história, possuem a denominação de “elementais”) vão trazer paz ou caos?

4. De todos os livros que você escreveu tem algum personagem que ganhou o título de seu favorito? Se tiver o que ele tem de especial para você.
Daniel Renattini: Putz, eu não queria dar o meu favoritismo pro Alex, mas é que eu amo o elemento fogo, que mistura perigo, beleza, força, vida, tudo em uma coisa só. Mas eu diria que ele é o meu personagem favorito masculino. A personagem feminina é de longe a Cristina, que controla água, o meu outro elemento preferido. Ambos são personagens que fluem mais na base da emoção do que da razão. Esse é, provavelmente, o motivo principal de eu gostar tanto dos dois.

5. Além do primeiro livro da série Herdeiros das Estrelas, O Filho do Sol, ela também conta com outro livro que reúne contos do mesmo mundo. Essa foi uma forma de trazer um pouco mais sobre personagens secundários da série que não tiveram tanto espaço no primeiro livro ou temos nele novos personagens que poderão aparecer nos próximos livros?
Daniel Renattini: As duas coisas, uhul! Mas antes, preciso contextualizar uma coisa. Na campanha de financiamento coletivo do meu livro, uma das recompensas que coloquei era que o apoiador viraria personagem de um conto. Quatro desses contos foram escritos para os apoiadores. Dois de elementais e dois sobre pessoas comuns. Além desses, há outros três contos. Um é sobre quando o Abel e o pai do Alex se conheceram, intitulado de “Dragões gêmeos”, que é o que mais gosto dessa antologia. Os outros dois são de personagens que talvez apareçam no futuro. Quem sabe até os personagens dos apoiadores apareçam?

6. Falando em próximos livros já tem alguma previsão para o lançamento do segundo livro da série? Ou algum outro projeto paralelo em andamento?
Daniel Renattini: Eu estava bem focado em um romance de ficção científica, mas decidi engavetar e deixar a história amadurecer um pouco. O outro motivo se deve à minha amada ansiedade em querer finalizar a sequência de Herdeiros. A intenção é iniciar outra campanha de financiamento coletivo ao longo do segundo semestre. Dando tudo certo, acredito que o lançamento seja no fim do ano. A princípio, o segundo volume será “Herdeiros das Estrelas – A Melodia da Chuva”, e contará com uma participação bem maior da Cristina!

7. Para finalizar gostaria de deixar algum recado para seus leitores e futuros leitores?
Daniel Renattini: Gostaria de agradecer. Justamente por vivermos em um país que carece de leitura, a força dos leitores é algo que nos motiva mais do que podem imaginar. E uma das melhores coisas de ser escritor é ter um contato próximo e humano com os leitores de todas as idades. Vocês são demais. E continuem apoiando esse movimento que estamos vivendo, o chamado Fantasismo!
Caso queiram conhecer e acompanhar melhor o meu trabalho, estou mais presente no Instagram (@danielrenattini) e no Twitter (@danielrenattini).


Espero que você tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o autor e seus projetos 

7 comentários:

  1. Olá, Jéssica.

    Já vi a capa desse livro pelo insta, acho ela muito linda, mas não conhecia a história direito.
    Adorei o autor gostar da JK e da Suzanne, são duas autoras que eu também gosto bastante e suas histórias me ganharam por completo.
    Foi bom conhecer mais sobre o autor é suas inspirações, espero ter a oportunidade de ler o livro futuramente!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei conhecer um pouco sobre o autor. Li uma resenha do livro dele outro dia e achei super interessante, sem falar nas capas dos livros que eu achei a arte muito bem feita. É sempre legal conhecer autores nacionais acessíveis e que prometem trazer boas histórias pra gente. Obrigada pelo post.

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse autor e nem suas obras. Mas gostei da entrevista, foi uma ótima maneira de o conhecer e conhecer seus trabalhos. Gostei ainda mais por ele escrever fantasia.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jéssica.
    Adorei ler essa entrevista. Adoro conhecer mais sobre autores nacionais e seus trabalhos!
    Parabéns!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Parabéns pela entrevista. Deu pra conhecer um pouco mais do trabalho do autor. Não conhecia suas obras mas gostei dos elementos que traz em seus enredos.
    Fiquei curiosa pelo personagem Alex, favorito do autor.

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse autora, mas já gostei da premissa das obras dele! Ainda mais por causa das influências que ele tem! =D
    Fiquei curiosa para conhecer a história de Herdeiros das Estrelas. =)

    ResponderExcluir
  7. Olá Jéssica!!!
    Eu não conhecia o autor, mas ele já me ganhou por ter se inspirado em Avatar uma das minhas animações favoritas de quando era mais jovem.
    Adorei saber conhecer as inspirações do mesmo e conheço alguns autores citados também rsrsrs
    Adorei conhecer o trabalho do autor, pois vemos como nosso país é vasto.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;