04/02/2019

[Resenha] Maldosas & Impecáveis - Sara Shepard


Bom Dia!! Hoje temos a resenha dos dois primeiros livros da série Pretty Little Liars da autora Sara Shepard 📚 Recentemente eu resolvi reler os primeiros cinco livros da série, que eu havia lido em 2013, e assim relembrar os acontecimentos deles para poder terminar a série. Como a série é longa, com 16 livros, e eu queria trazer a resenha deles conforme for lendo resolvi ir agrupando dois livros para cada resenha. Também vou ir fazendo comparações com a série produzida pela Freeform.

Dados dos Livros
Titulos: Maldosas (Pretty Little Liars #1) & Impecáveis (Pretty Little Liars #2)
Autor(a): Sara Shepard
Quantidade de Páginas: 296 & 336
Editora Bestbolso
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance / Suspense e Mistério
Ano: 2010 & 2011
Skoob: Clique Aqui & Clique Aqui
Sinopse: 
Maldosas - Pretty Little Liars fala sobre a vida de quatro garotas — Spencer, Hanna, Aria e Emily — que acabam se “separando” depois do sumiço de sua líder, Alison. Três anos depois, elas começam a receber mensagens de texto e alguém que está assinando como “A” e ameaça a expor seus segredos — incluindo os mais secretos que elas achavam que somente Alison sabia.
Impecáveis - Spencer roubou o namorado de sua irmã. Aria ficou com o coração partido em relação ao seu professor de Inglês. Emily começou a gostar de sua nova amiga Maya... tanto quanto de seu amigo. A obsessão de Hanna pela aparência impecável está lhe fazendo mal. E seu segredos mais terríveis ainda é tão escandaloso que a verdade iria arruiná-las para sempre.

Resenha
Em Maldosas conhecemos as protagonistas Aria, Spencer, Emily e Hanna que no fundamental se tornaram melhores amigas de Alison, a garota mais popular do colégio Rosewood Day, depois de se conhecerem em um trabalho voluntario do colégio que seus pais as escreveram para participar, exceto Spencer, que foi porque quis.

Desde então eram melhores amigas e todas elas compartilhavam seus segredos mais preciosos com Ali, mas tudo muda quando no último fim de semana antes das aulas do setimo ano começarem quando Ali some misteriosamente. Apesar da investigação e das buscas realizadas pela policia Alison nunca foi encontrada.

Três anos após o sumiço da jovem as quatro garotas não são mais amigas ou mantem qualquer contato.

"Ali dizia que eram os segredos que mantinham as cinco unidas como melhores amigas por toda eternidade."

Um tempo após o desaparecimento da sua melhor amiga Aria se mudou com seus pais para a Islândia, porem depois desses dois anos eles voltaram para Rosewood e tudo parece igual e ao mesmo tempo diferente para Aria. Enquanto seu irmão, Mike, esta super empolgado com a volta a cidade natal Aria não consegue sentir a mesma coisa, a mudança além de ajudar com a perda da sua melhor amiga enterrou um segredo que ela queria esquecer e agora parece querer escapar.

Tentando esquecer tudo isso, após deixar seu irmão em um treino de hóquei, ela entra em um bar perto da universidade de Hollis, onde seu pai da aulas, para passar o tempo e lá conhece o fascinante Ezra, que tem os mesmos gostos para arte e literatura que ela, e com a conversa também surge um atração mutua e os dois acabam ficando. O único problema é que alguns dias depois no seu primeiro dia de aula de volta ao Colégio Rosewood Day Aria vai descobrir que Ezra é o novo professor de literatura da sua turma.

Spencer sempre competiu com Ali para saber quem das duas era melhor, tanto pela atenção dos garotos como no Hóquei, onde as duas conseguiram entrar para o time principal do colégio. Agora sem ela Spencer apenas compete para superar a sombra das conquistas acadêmicas da sua irmã, Melissa, que sempre foi a melhor em tudo na sua época de escola.

Por isso nesse seu segundo ano do ensino médio ela vai cursar cinco matérias de nível avançado, fazer aulas de lideranças, organizar o comitê de caridade, a edição do livro do ano, além de ter teste de teatro, treinos puxados de hóquei e inscrições a serem enviadas para programas de verão que ela queria participar, para assim entrar em uma excelente faculdade. Mas seus objetivo podem sofrer uma grande mudança depois que ela conhecer o mais novo namorado de Melissa, um estudante de medicina que tinha mais em comum com ela do que com sua irmã.

Emily talvez tenha sindo das quatro a que mais sofreu com o desaparecimento de Alison, apesar de ela não entender na época os sentimentos que ela tinha pela melhor amiga. Agora ela se tornaram ainda mais certinha, sempre obedecendo seus pais, se dedicando aa natação e tendo um namorado que seus pais aprovavam, Ben. Porém com a chagada de uma nova família a cidade, que se mudam justamente para a antiga casa de Ali, a sua vida vai sofrer uma grande reviravolta. Maya St. Germain se torna além de sua vizinha sua melhor amiga e mostra a Emi todo um mundo novo.

A última das quatro garotas, Hanna, foi sem duvida a que sofreu a mudança mais radical nesses três anos, passando da garota gordinha sem graça para a garota mais popular do colégio com um corpo de modelo e uma nova melhor amiga, Mona, de quem as garotas tiravam sarro antigamente. Além de se tornar a "nova Ali" Hanna agora namora o garoto que ela sempre foi apaixonada Sean e tudo é muito bom entre os dois, mas Sean entrou em um clube de virgindade o que colocou a auto estima conquistada de Hanna em risco.

"Todas amavam Ali, mas algumas vezes também tinham ódio dela - por controlá-las de todas as formas em nome do feitiço que tinha espalhado sobre elas."

Como se as coisas não pudessem piorar para as quatro, elas passam a receber mensagem de textos de alguém que assina como "A" que promete revelar seus maiores segredos se elas não entrarem em seu jogo.

Cada uma das garotas vai tentar impedir que seus maiores segredos venham a tona além de descobrir quem é A, que estranhamente parece ser a única pessoa que conhecia os segredos delas, mas que havia desaparecido e possivelmente morrido, Alison.



No segundo livro da série, Impecáveis, as garotas começam a lidar com as consequências de seus atos e segredos além das chantagens de A.

O romance secreto de Aria com Ezra pode está chegando ao fim além do segredo familiar que ela tanto tenta esconder que vai chocar sua família e colocar sua mãe e seu irmão contra ela, tudo como uma cortesia de A. Mas todo esse drama pode aproximar Aria de um novo romance, dessa vez com um garoto do colégio, que aparenta ser bem mais profundo do que parecia.

Emily se aproxima cada vez mais de Maya, mas a pressão e preconceitos dos seus pais além de seus medos pode acabar afastando as duas e trazendo uma nova amizade e romance para ela com Toby, o garoto que Ali e as meninas implicavam por ser estranho e por causa de uma brincadeira delas ele acabou indo para um reformatório enquanto sua irmã, Jenna, sofreu graves ferimentos, o que pode também liga-lo a A.

Hanna vê seu reinado como a mais popular do colégio sofrer alguns arranhões e da sua amizade com Mona enfraquecer por causa dos seus segredos e chantagem de A, além de ter que lidar com seus dramas familiares, sua mãe totalmente ausente e seu pai com sua nova família perfeita, com uma enteada perfeita.

Por último, Spencer vai lidar com todos os problemas que sua proximidade com o namorado de sua irmã causou nas suas relações familiares. Além de se lembrar de momentos do seu passado que podem estar ligados ao desaparecimento de Ali, será que isso pode significar alguma coisa, será que Spencer pode esta envolvida com o desaparecimento da melhor amiga?



A série Pretty Little Liars como alguns outros livros lançados na mesma época trás um enredo onde somos jogados dentro dos jogos e segredos da alta sociedade, no caso na Cidade Rosewood na Pensilvânia, e nesse cenários acompanhamos as protagonista que vão ter que lidar com suas ações do passado e do presente que podem destruir tudo que gostam.

As quatro garotas são bem diferentes entre si, que de inicio podem ser bem esteriótipos, sendo a nerd porem populas, Spencer, a esportista e certinha, Emily, a garota popular que todos desejam, Hanna, e a artista com gostos alternativos, Aria. Porém aos poucos cada uma delas vai amadurecendo durante a trama e se mostrando mais do que aparentam e por a narrativa ser intercalada entre as quatro podemos acompanhar bem essa evolução de cada uma delas.

Se você acompanhou a série o enredo é bem parecido porem tem algumas mudanças bem drásticas que sem duvidas vão trazer grandes alterações lá para o fim, como por exemplo uma morte que ocorre no final do segundo livro, mas que o personagem segue na série até a ultima temporada com participações ativas. Na verdade temos muito mais mortes nos livros do que na série. Também vemos na série as protagonistas bem mais unidas do que nos livros, pelo menos nesses primeiros cada uma delas tentar lidar com A sozinhas. Os dramas familiares também são mais fortes nos livros e as interações familiares também sofrem mudanças.

As escrita da autora é bem fluida e a narração é feita em terceira pessoa, sendo intercalada entre as quatro protagonista e tendo ao fim de cada livro um trecho escrito pelo(a) A, que sempre deixa uma empolgação maior para pegar o próximo livro.

Se você gosta de livros que exploram os segredos de jovens da alta sociedade e ver como eles lidam com as mudanças que esses segredos podem causar, além de acompanhar seu amadurecimento e romances, a série de livros Pretty Little Liars é uma ótima dica para você, porem vale lembrar que é uma série bem longa

Onde Comprar 
Maldosas: Amazon (Disponível no Kindle Unlimited) - Saraiva - Americanas - Submarino
Impecáveis: Amazon (Disponível no Kindle Unlimited) - Saraiva - Americanas - Submarino

13 comentários:

  1. Oi, Jéssica!
    Uma vez minha amiga me mostrou essa série na casa dela e eu fiquei bem empolgada em ver, mas depois acabei adiando e no fim acabei não acompanhando. Mesmo assim, gosto muito da premissa dos livros, me lembra uma outra série que eu acompanhava há um tempo, Gossip Girl. Essas séries de mistérios em um contexto de adolescentes da alta sociedade são muito divertidas! Adorei o seu post, principalmente a forma detalhada como você conseguiu comentar ambos os livros. Meus parabéns! Espero conseguir lê-los em breve para depois voltar a assistir. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O que mais me incomoda nestas alterações são estas coisas de personagens que morrem ou não e que depois fica diferente no seriado ou afins, por isso também curto mais os livros. Não sei se fazem baseados no que o público prefere para dar mais ibope, mas eu não curto assim.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jéssica.

    Eu amava a série e fiquei bem chateada por ter acabado, mas estou muito feliz com a vinda desse novo spin-off. Eu nunca li os livros, pois sabia que a história um dia iria acabar e queria ler os livros depois para matar a saudade.
    Eu já li dois livros da Sara e sei que ela tem uma escrita impecável e uma narrativa bem fluída. Já sabia que existia a diferença entre os livros e a série, mas é bom saber que são mínimas.

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?

    Não curti muito a premissa dos livros, mas já ouvi comentários positivos sobre os livros.
    Acho essa diferença tão grande entre os livros e a série péssima, quando isso acontece, acabo parando de ver, pois me irrito bastante kkkk

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha! Sempre fiquei intimidada com a enorme quantidade de livros da série Pretty Little Liars, por isso nunca me interessei pela leitura, mas parece ser bem legal! Vou anotar a dica!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu acho esse série muito perspicaz, já tive oportunidade de conhecer as reviravoltas da trama e tem várias surpresas para os amantes de um suspense. A leitura não é das mais ágeis porém vale a pena conhecer.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha ouvido as pessoas falarem dessa série, mas nem fazia ideia que era tão louca! Dezesseis livros?! Pelo amor de Deus! Eu é que não lerei. Tenho muitos livros na lista de futuras leituras e seria simplesmente impossível encaixar uma série tão longa. Como gostei da premissa, que me lembra alguns filmes, bem como a série Gossip Girl (que eu amo!!! Só assisti a série, não li os livros) fiquei interessada em tentar acompanhar a série de TV. Fico me perguntando se a pessoa que está chantageando não é uma das quatro meninas. Não seria a primeira vez que um autor utiliza esse recurso, de fazer uma das supostas "vítimas" de chantagem ser o próprio chantagista.

    ResponderExcluir
  8. Li esses dois livros a bastante tempo e lembro pouco do conteúdo deles, que se mistura a minha memória da série. Pretendo reler e continuar a série em breve, porque apesar de ser uma história adolescente e até "clichê" em alguns momentos, eu adoro demais e morro de saudade dos personagens. Só não sei se vou lidar bem com algumas mudanças entre o livro e a série, mas vida que segue né.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  9. Quando eu era mais nova tinha muita vontade de ler esta série, mas aos poucos fui perdendo o encanto e comecei a me agradar mais por leituras pesadas e sombrias, ao estilo Stephen King hehehe.

    Mas minha prima está iniciando sua paixão pela leitura, vou recomendar esta série pra ela.

    ResponderExcluir
  10. Ola!!

    Me viciei no seriado de tal forma que só parei quando terminei de assistir tudo haha tenho muita vontade de ler essa série e gostei demais de encontrar algo sobre eles agora. Mas confesso que o que me desmotiva é a quantidade de livro... Jesus! 16?

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Pelo incrível que pareça, não conhecia essa série, mas acabei conhecendo-a agora. Fiquei interessado e irei dar uma olhada nos livros aqui na internet. Confesso que estou bem curioso.

    ResponderExcluir
  12. Achei interessante a sua ideia de agrupar dois livros em cada resenha, afinal é uma sequência, então não prejudica. Eu já ouvi falar e já li sobre essa série, mas nunca despertou o meu interesse, não é o meu tipo de literatura, mas para quem aprecia o gênero, parece ser uma ótima pedida.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    comecei a assistir essa série por influência da minha irmã caçula que é apaixonada pela adaptação, e desde então tenho muita vontade de ler os livros mas só de lembrar que essa série é imensa meio que desanimo. De qualquer forma não descarto a possibilidade de leitura.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;