12/11/2018

[Resenha] Piscina Já! - Luiz Antonio Aguiar

Boa Noite!! Hoje temos a quarta resenha do mês no blog 📚 E o livro que eu escolhi para hoje é um infantojuvenil que eu queria ler desde que foi lançado *-* e mesmo tendo lido ele em e-book ainda quero tê-lo na minha estante ❤ Sem mais delongas o escolhido da vez foi o livro Piscina Já! do autor nacional Luiz Antonio Aguiar.

Dados do Livros
Titulo: Piscina Já!
Autor(a): Luiz Antonio Aguiar
Quantidade de Páginas: 104
Editora Biruta
Gênero: Literatura Nacional / Infantojuvenil
Ano: 2014
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: 
Era um Brasil bem diferente.
Um país debaixo de Ditadura.
Tem gente que não conheceu esses tempos e nem imagina como foi. Era dureza, chumbo grosso. O Brasil estava um breu na época. E mesmo assim a garotada do Condomínio da Colina partiu para a briga contra a repressão.
E foi uma aventura dessas que quem viveu nunca esquece!
Como foi? No que deu?…
Está contado aqui… em Piscina Já!
Uma viagem para um tempo em que gente como a gente lutou – de várias maneiras – pela liberdade!

Resenha
Em  Piscina Já! acompanhamos nossa pequena protagonista, Lara, de onze anos, que junto com seus irmão mais novo, Rubinho e Carlinhos, de 8 e 6 anos, adorava ouvir as historias e aprendizados de seu Tio Zeca, o herói dos três, foi com ele que descobriram os Beatles, as historias de terror, astrologia e muitas outras coisas. Tio Zeca sempre andava com seus cabelos bagunçados, barba por fazer e camisetas com estampas do Che Guevara e todo domingo ia na casa de Lara, que morava com sua avó, mãe e irmãos, para comer lasanha, mas um dia todos para de falar sobre ele e pediram para que as crianças também não falasse.

Acontece que por causa da sua opinião politica o Tio Zeca tinha sido capturado pelos militares e agora esse mesmo militares faziam batidas na casa de Lara durante a madrugada diversas vez, tantas vezes que a sua vó decidiu que nem precisava mais arrumar a porta de trás que eles sempre usavam para entrar.

Em meio a todo esse clima chegou as férias e Lara junto com a sua família vão para a casa da família no Condomínio da Colina, um condomínio com dez casa e uma piscina comunitária que era abastecida por um riozinho, mas com a chegada de um novo morador, o general Pimenta, que resolveu construir uma piscina na casa dele e para abastece-la e desviou o curso do riozinho, a piscina comunitária acabou ficando vazia/seca e tirando toda diversão da garotada do condomínio.

Porém as crianças não vão deixar que mais uma coisa seja tirada delas e juntas, Lara, seus irmãos e seus amigos do condomínio, vão criar um plano para recuperarem a piscina e a diversão das férias.

Com uma narrativa leve feita em primeira pessoa pela protagonista somos levados a um enredo divertido que mostra toda a determinação dos personagens, temos como plano de fundo a ditadura militar no Brasil e sendo um livro infantojuvenil ela é retratada de uma forma mais leve porém trás informações bem bacanas para os pequenos que lerem o livro começarem a entende-la, também temos algumas partes mais triste e dramáticas na leitura, mas tudo muito bem trabalhado.

O livro acompanha diversas ilustrações em preto e branco que ajudam as crianças a entrarem ainda mais no enredo.

Então se você gosta de livros infantojuvenis ou quer presentear alguma criança com uma boa leitura, o livro é recomendado para crianças a partir de nove anos, sem duvida Piscina Já! do autor Luiz Antonio Aguiar é uma ótima dica.
Onde Comprar: Amazon - Saraiva - Submarino - Americanas

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Nossa, que tema MARAVILHOSO! A começar pelo título, essa história deveria ser lida para as crianças, com certeza! Fiquei com muita vontade de ler, inclusive. As pessoas acham que criança é boba, mas com a dose certa - e também com o tipo de estímulo certo -, elas entendem tudo. Tô muito emocionada com esse livro hehe, deixei na minha wishlist <3 Muito obrigada pela dica, eu não conhecia.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. AMEI o tema usado como pano de fundo. Não conhecia o livro e como amo juvenil, já anotei a dica para comprar futuramente <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Ah que coisa fofa! Eu realmente gosto de livros infanto-juvenis e gostei do conceito. Toda coisa de verão e amizade são bons temas para essa faixa etária.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  4. adoro livros infanto juvenis, eles me lembram minha infância kkkk.
    eu não conhecia essa obra mas gostei da sua resenha porque consegui entender bem do que se trata, adorei a Lara <3

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;