19/11/2018

[Resenha] Feche Bem os Olhos - John Verdon


Boa Noite!! Hoje chegamos a sexta resenha do mês no blog \o/ e o escolhido da vez é o segundo livro da série do detetive aposentado Dave Gurney escrita pelo autor John Verdon ❤ O primeiro livro, Eu Sei O Que Você Está Pensando, foi resenhado aqui no blog pela nossa antiga colaboradora Patricia 😃 Atualmente já temos quatro livro publicados pela Editora Arqueiro dessa série ❤ Então em breve teremos mais resenha desse detetive por aqui.

Esta resenha faz parte do desafio Livro de A à ZConfira as outras resenha do desafio clicando aqui.

Dados do Livros
Titulo: Feche Bem os Olhos (Dave Gurney #2)
Autor(a): John Verdon
Quantidade de Páginas: 432
Editora Arqueiro
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance Policial
Ano: 2012
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: David Gurney sempre foi viciado em resolver enigmas. Mesmo dois anos depois de ter trocado a carreira policial pela pacata vida no campo, sua mente investigativa não consegue resistir a uma boa charada. Foi assim com o caso do Assassino dos Números, um ano antes. Agora, a história se repete quando ele é convidado para trabalhar como consultor e ajudar a polícia a desvendar um instigante homicídio.
Jillian Perry, uma jovem de 19 anos, foi morta de maneira brutal no dia do próprio casamento. Todas as pistas apontam para um misterioso jardineiro, só que nada mais na história se encaixa: o motivo, o lugar onde a arma do crime foi deixada e, principalmente, o modus operandi.
A princípio, David reluta em aceitar o convite, preocupado em preservar seu casamento, já que sua esposa, Madeleine, é totalmente avessa ao seu envolvimento em qualquer assunto policial. Porém, recusar-se a participar da investigação seria ir contra sua essência e David acaba se convencendo de que não conseguirá dormir em paz enquanto o criminoso estiver à solta.
Quando começa a entrevistar parentes e conhecidos de Jillian e a avançar no caso, fica claro que o assassino é não só mais inteligente e implacável do que ele esperava, como também destemido o suficiente para atacar seu ponto fraco. David terá que pensar além das evidências para desvendar o quebra-cabeça mais sinistro com que já se deparou.

Resenha
Leia a resenha do primeiro livro da série(Eu Sei O Que Você Está Pensandoclicando aqui.
Esta resenha NÃO contem spoilers do livro anterior.

Em Feche bem seus Olhos acompanhamos o David Gurney detetive do departamento de policia de Nova York que se aposentou aos 46 anos, agora dois anos depois da sua aposentadoria tem uma vida pacata em uma casa afastada da cidade com sua esposa Madeleine.

"O Único modo de avaliarmos a força de nossa ligação com alguma coisa é através do nível de dor causado por sua ausência."

Porem ele não consegue resistir ao um bom caso, foi assim com o Assassino dos Números(caso do primeiro livro da série), e vai ser assim com o novo mistério que chega até ele pelo seu antigo colega Jack Hardwick.

"Se os fatos se contradizem mutuamente, isso significa que alguns deles não são fatos."

Uma jovem, Jillian Perry, foi assassinada no dia do seu casamento, precisamente alguns minutos depois de se casar, em uma festa cheia de convidados porem sem nenhuma testemunha que tenha visto o crime. Tudo aponta para um misterioso jardineiro, Hecto Flores, que trabalhava a pouco mais de dois anos para o marido da vitima, Dr. Ashton Scott, e que após o crime desapareceu.

Mas depois de entrevistar todos os convidados e analisar todas as provas os detetives responsáveis pelo caso não conseguiram soluciona-lo ou encontrar o possivel suspeito.

"Os perigos que nos provocam maior pavor não são os que são verbalizados, mas os que nossa imaginação invoca. Ficamos aterrorizados não pelo discurso de um homem furioso, mas pela ameaça feita numa voz plácida."

Meses a pois o crime a mãe da vitima desesperada por descobrir o que aconteceu com sua filha através do detetive Hardwick entra em contato com Gurney para contrata-lo para investigar o caso. Mesmo com muita vontade de aceitar o convite Gurney fica receoso de como sua esposa lidara com isso, já que o último caso que ele participou acabou colocando sua vida em risco, mas o mistério por trás desse crime acaba vencendo e David aceita trabalhar no caso, mas por apenas duas semana.

"Os frutos da nossa imaginação são sempre piores do que aquilo que acontece na vida real. Nosso maior medo com certeza é daquilo que nos espreita no escuro."

Um caso cheio de pistas que parecem não levar a lugar nenhum, um suspeito que quase ninguém viu pessoalmente e que ninguém conhece o seu passado. Uma vitima que não parece ser tão vitima assim e familiares que não estão sofrendo tanto por sua perda.

Em Feche bem seus Olhos o autor consegui criar um mistério que te prende do começo ao fim da leitura, deixando pequenas pistas para que tentamos junto com o protagonista desvendar esse caso. A narrativa é feita em terceira pessoa e a escrita é bem fluida.

"Nós inventamos histórias para nós mesmo. Ignoramos as provas da verdade. Esse é o problema, é assim que nossa mente funciona. Nós gostamos demais de histórias. Precisamos acreditar nelas. E sabe de uma coisa? A necessidade de acreditar pode sugar você pela porra do ralo."

Os personagens foram muito bem construídos junto suas motivações o que deixa a leitura ainda mais empolgante.

Apesar desse livro pertencer a uma série ele pode ser livros sozinho, como os demais livros da série, pois o caso que se inicia nele também é fechado nele. A única coisa que é legal de acompanhar lendo a série na ordem correta é o desenvolvimento do protagonista.

Então se você esta em busca de um bom romance policial sem duvida Feche Bem os Olhos do autor John Verdon é uma ótima dica.

Onde Comprar: Amazon - Saraiva

10 comentários:

  1. Essa história me lembrou um pouco "Números de Azar" da Anne Holt e gostei bastante. Achei interessante o enredo e amo livros policias, misteriosos. <3 Já quero

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jéssica. Como vai?
    Eu adoro esse gênero, na verdade ele é o meu preferido! Eu ainda não conhecia o livro e só pela capa dele eu já me interessei, lendo a sua resenha eu fiquei aqui na maior vontade de comprar o mais rápido possível para poder ler também. Ótima dica, amei!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu tenho este livro e justamente por ser uma série e não saber se poderia ser lido fora da ordem que eu ainda não li. Sua resenha me deixou mais curiosa, ainda adoro romances policias

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu já vi alguns comentários sobre essa obra e a maioria eram bem positivos. Mas confesso que não costumo ler esse gênero, então ainda não fiquei animada ao ponto de querer ler o livro, sabe? Mas lendo sua resenha deu para ver que se trata de um bom livro e ele parece ser bem envolvente mesmo.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Olha eu adorei a capa, mas minha adoração para ai, eu não sou nem um pouco fã do gênero, tentei ler algumas vezes no passado algo similar mas não ia para mim, mas eu gostei de poder ver sua sinceridade na resenha, isso que importa. Parabéns pelo belo trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não conhecia esse livro, nunca tinha ouvido falar, mas a premissa dele é bem bacana, e é de um gênero que eu gosto. Já vou colocando aqui na minha (infindável) lista de desejados para o ano que vem, haha

    bjs

    www.alimentopraalma.com

    ResponderExcluir
  7. Eu amo romances policiais mas ainda não li nenhum do autor. Pela sua resenha, fiquei super curiosa para ler esse e desvendar esse assassinato (curioso o nome do jardineiro).

    ResponderExcluir
  8. Ola!
    Super me recomendaram essa autor e eu me mato por nunca ter tido a oportunidade de ler qualquer uma de suas obras. Sua resenha está incrível e eu como uma grande apreciadora dos thrillers estou aqui me remoendo de curiosidade para conhecer esse livro e o autor.

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro e achei a capa bem legal, a premissa também me despertou interesse e a sua resenha ficou boa, mas gostei da sua sinceridade.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Jéssica, saber que posso ler os livros da série de forma independente me deixa aliviada, estou fugindo de séries. Eu amei a premissa do livro e sua resenha me instigou a investir no livro.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;