21/09/2018

[Resenha] O Chamado do Cuco - Robert Galbraith

Boa Noite!! Hoje temos a sétima resenha do mês e a segunda do mês do nosso colunista Vinícius  📚E para hoje o escolhido da vez foi o livro O Chamado do Cuco (Cormoran Strike #1) do autor Robert Galbraith, pseudônimo da famosa escritora inglesa J.K. Rowling.

Dados do Livros
Titulo: O Chamado do Cuco (Cormoran Strike #1)
Autor(a): Robert Galbraith (J.K. Rowling)
Quantidade de Páginas: 448
Editora Rocco
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance Policial
Ano: 2013
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: 
Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.

Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.

Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O Chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.

Resenha
O Chamado do Cuco é o primeiro de uma série de livros de mistério/suspense do autor Robert Galbraith, pseudônimo de J.K Rowling, (mais conhecida como a escritora de Harry Potter).

~sim, eu também fiquei chocado quando descobri que ela tinha essa série policial! Que na verdade na época não era nem uma série, e sim um livro único~

E você já deve estar aí pensando com seus botões: "Ah, se essa obra foi feita das mãos maravilhosas de J.K Rowling, já pode-se falar que é um livro bom para todo mundo!"

Será?!

Não, calma aí! Essa saga da autora foi justamente trabalhada sob o nome desse "autor secreto" para o leitor não se confundir ao comprá-lo e acabar entregando isso ao seu filho pequeno, pensando ser outra aventura jovem da J.K!

Esse é um livro para adultos! E jovens mais "maduros", digamos assim.

E não é porque trata de sexo ou algo do tipo! Não! É mais por causa do gênero, e de sua narração. Mas isso eu te explico melhor depois de apresentar a trama.

Vamos lá?

A série de livros vai nos falar sobre o detetive particular Cormoran Strike, um ex-militar que foi afastado de seu cargo quando teve de amputar uma de suas pernas e viver condenado à uma prótese, depois de um acidente em campo.

Strike vive na cidade de Londres, e investiga pequenos casos em seu escritório quase falido. Porém depois de um turbilhão de acontecimentos em sua vida familiar e profissional, e com a chegada de uma nova secretária temporária, sua vida virará de ponta cabeça quando ele receber em sua sala o caso mais polêmico, falado e disputado de toda Londres daqueles dias!

Trata-se do suicídio da jovem e belíssima Lula Landry (que também é chamada de Cuco pelos amigos e familiares), uma das mais badaladas e prestigiadas modelos que se estava em ascensão na moda internacional, que chocou a imprensa e a população quando apareceu esmagada na calçada embaixo da sacada de seu apartamento.

Aparentemente suicídio. Claro! Era oque todos diziam! Até a perícia!

Todos! Exceto um: O irmão da modelo, John Bristow, amigo de infância de Cormoran, que o procura em seu escritório justamente com a proposta de ir contra todos os laudos e provas da polícia local para encontrar o assassino de sua irmã. (Pois é, isso em que ele acredita: No assassinato, e não no suicídio).

O detetive reluta muito no início. Parecia loucura contestar o incontestável.

Mas depois de pensar mais um pouco, e de levar em consideração a amizade e todo o apelo do pobre irmão em luto, (e também do enorme pagamento que ele estava disposto a fazer, no qual o ex-militar não poderia se dar ao luxo de recusar kkk) ele decide entrar de cabeça nessa aventura e aceitar o caso mais profundo, complexo e importante da sua vida!

Só posso lhe revelar uma coisa desse mistério, se quer saber.

Sim, John estava certo. Foi assassinato.

Mas quem pode ser?

Bom, a lista de suspeitos é ENORME, e você vai tentar, (e falhar miseravelmente, como eu falhei) em tentar descobrir quem matou Lula Landry.

Esse é um daqueles mistérios que só se descobre no final do livro, e para mim, foi preciso ler a página duas vezes para ver se era aquilo mesmo! Hahah

Como disse no início da resenha, é um pouco estranho no começo ler algo tão "grotesco" e "sujo" (no sentido de palavreado) vir de J.K Rowling. Porém depois da metade do livro você se acostuma!

Já aviso! Não é uma "leitura de lazer", e muito menos fácil de ser acompanhada, justamente pela quantidade de personagens envolvidos, e das diferentes versões da história que cada suspeito conta.

- Oque pode dar um nó na sua cabeça e lhe fazer desistir do livro por alguns dias, como eu fiz - Mas fica tranquilo que não vai ser por muito tempo, porque os personagens principais são tão carismáticos e envolventes, que você não vai conseguir ficar longe deles por muito tempo.

Talvez isso não aconteça com você, caso já tenha um pouco mais de experiência no ramo da literatura criminal. Porém esse foi o meu primeiro livro do gênero que li, ainda lá em 2014, e foi isso que aconteceu comigo.

Mas independente desses fatores, é um ÓTIMO livro, e com certeza vale apena ser lido e prestigiado. É um best-seller perfeito, que fica ainda melhor em dias de chuva. Como esse que faz agora, enquanto escrevo essa resenha!
Onde Comprar: Amazon -  Saraiva - Submarino - Americanas

Um comentário:

  1. Quando eu soubesse dessa notícia do autor/autora eu fiquei chocada com a informação hahahahha. AINDA bem que eu fiquei sabendo depois de ler, senão iria criar uma expectativa e comparar a narrativa. Gostei bastante desse livro, mas confesso que não me surpreendeu tanto assim rs. E tbm pensei que fosse um livro único hauhauhauha

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;