21/05/2018

[Resenha] Quando a Escuridão Bate à Porta


Boa Noite!!! Hoje temos mais uma resenha minha para você, estou com tantas resenha atrasadas que tenho até de leituras do ano passado que ainda não saíram no blog 😔, enfim, o livro que escolhi para hoje é Quando a Escuridão Bate à Porta uma antologia de contos de vários autores com o tema  principal a depressão, publicada recentemente pela editora Sinna 📚

Dados do Livros
Titulo: Quando a Escuridão Bate à Porta
Autor(a): Vários Autores
Quantidade de Páginas: 186
Editora Sinna
Gênero: Literatura Nacional / Drama / Contos
Ano: 2018
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: 
Quando as pedras no caminho impedem a travessia e as sombras da depressão engolem as almas atormentadas, resta apenas o desespero dos inocentes e o verdadeiro filme de terror se inicia.
As feridas abertas causam dores insuportáveis, deixando somente lágrimas e, no fim, a sombra da morte encerra toda a luz interior. Na coletânea de contos “Quando a escuridão bate à porta”, cada escritor expressa bem estes sentimentos com personagens instigantes à espera de alguém para levá-los a um banho de sol.

Resenha
Quando a Escuridão Bate à Porta é uma antologia com 20 contos escritos por autores diferente e todos eles tendo como tema principal a depressão.

A depressão é uma doença grave que afeta milhares de pessoas, mas que ainda é vista com muito preconceito, o que leva a muitas pessoas que a possui a não querer admitir e buscar um tratamento adequado para ela. Assim livros como este que trazem esse tema para as pessoas mostrando as varias faces da doenças e como apesar de muitas vezes difícil e dolorido é possivel chegar a uma cura é sem duvida uma forma incrível de conscientização.

Como a maioria dos livros compostos por varios contos sempre tem alguns que gostamos mais e que conseguem nos tocar, e claro que não foi diferente comigo e por isso vou comentar um pouco dos que mais gostei.

A garota que perdeu sua essência do autor Rodrigo Ortiz Vinholo tem como cenário principal a conversa entre duas amigas, Bruna e Ju, onde Ju conta uma metáfora que existe em "A Bela Adormecida" que pode ajudar Bruna a entender o que esta acontecendo com ela. Apesar de curto e até mesmo simples esse primeiro conto do livro conseguiu me encantar, a escrita do autor é bem gostosa o que me leva a querer ler mais obras dele.

"Questionava-me sobre como me tornei tão oca quanto aquele tronco e tentava compreender o porquê de estar me sentindo tão sufocada." Conto No limiar do abismo da autora Gislaine Oliveira

O segundo dos meus contos favoritos é um que eu já tinha lido antes, mas adorei reler, A nuvem da autora L.L. Alves, ele é um pouquinho maior e mostra a trajetória de Larissa para lutar contra sua nuvem e trazer um pouco de cor de volta para sua vida. (Confira a resenha separa dele clicando aqui)

"Minha mente sempre foi minha pior inimiga, nossas batalhas sem fim nunca traziam nenhum benefício, acabava apenas me perdendo ainda mais dentro de mim mesma. Como doía manter meu sorriso no rosto, mas era preciso..." Conto A nuvem da autora L.L. Alves

O terceiro conto que me conquistou foi Demetrius do autor Humberto Assumpção, nele acompanhamos o protagonista que acabou se apaixonando pelo seu melhor amigo de infância e quando este começou a namorar  tudo mudou na sua vida, isso fez ele entrar em um casulo onde se escondia e a comida era um refugio seguro, mas claro que sua mãe vai luta para ajudar seu filho a melhorar.

"Precisava apenas que alguém me mostrasse que ainda havia tempo, que podia ver esperança e que não estava tudo perdido." Conto Casulo da autora Janaína Flores

O ultimo dos meus favoritos foi o conto O jardim das ervas daninhas da autora Débora S. Mattana, nele acompanhamos Gerdelina que após o termino do seu namoro de doze anos e a morte de sua mãe foi tomada por uma grande tristeza, mas certo dia ela encontra um pequeno serzinho feito de folhas e galhos, uma Vitae, e com ela vai aprender a cuidar das ervas daninhas do seu jardim para enfim vê-lo florescer.

Os vinte contos trazem diversas visões sobre a doença, alguns tem finais feliz e outros não, da mesma forma que temos alguns com dramas mais pesados e outros mais leves e escritas diferentes dos diversos autores, o que trás uma boa diversidade para a leitura que é fluida, porém eu não consegui lê-lo de uma vez mesmo sendo um livro curto pois alguns contos precisam de um tempo maior para serem compreendidos;sentidos.

Os contos e autores presentes na antologia são: 
  1. A garota que perdeu sua essência – Rodrigo Ortiz Vinholo; 
  2. No limiar do abismo – Gislaine Oliveira; 
  3. Permita-se – Rodrigo Fonseca; 
  4. A nuvem – L.L. Alves; 
  5. Desabafo de uma depressão – Evelyn Monique; 
  6. Meu segredo – Geana Krause; 
  7. Doença da alma – Pollyanna M.; 
  8. O peso das nuvens – Lucas Hargreaves; 
  9. Casulo – Janaína Flores;
  10. Cálida escuridão – Vivianne Sophie; 
  11. Demetrius – Humberto Assumpção; 
  12. As marcas no calendário – Rodrigo Ortiz Vinholo; 
  13. O jardim das ervas daninhas – Débora S. Mattana; 
  14. Luz no fim do túnel – Viviane Dutra; 
  15. O espaço que o vazio ocupa – Glau Kemp; 
  16. No limite de cada um – Denize Ribeiro; 
  17. Lembranças – Judie Castilho; 
  18. Relato de um vazio – Camila Lobo; 
  19. Quero ver o sol – Mell Ferrarez; 
  20. Quando se encontra a luz – Ge Benjamin.

Então se você busca uma leitura fluida com uma boa diversidade sobre um tema importante como a depressão e que te faça sentir e refletir sobre ela sem duvida a antologia Quando a Escuridão Bate à Porta é uma ótima dica.

Onde Comprar: Site da Editora Sinna

14 comentários:

  1. Achei legal pode conferir suas impressões sobre o livro mas não é um tipo de leitura que me chame a atenção na verdade, então irei deixar passar a dica desta vez. Muito obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Jessica, depressão é um tema muito presente em nossa vida atualmente. Achei tão interessante a proposta desta antologia que enviei um conto e fui selecionada, estou muito feliz e aguardando para ter meu exemplar em mãos. Gostei muito da tua resenha e da forma como tu colocou a importância da doença.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, adorei conhecer a sua opinião sobre essa obra. Eu amo antologias e fiquei muito curiosa para ler esses contos. Acho que esse tema que a obra aborda precisa ser cada vez mais discutido e é bom ver livros nacionais dando esse espaço.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Fiquei sabendo vagamente dessa antologia, até queria participar, mas acabei não conseguindo. Quero muito ainda lê-la. Escrevo sobre o tema e sei demais da importância, especialmente, de conscientizar as pessoas. Nunca tinha lido uma resenha dele e fiquei muito feliz por ler, porque acho essencial que o tema seja mais difundido na literatura sem romantização e sem pesquisas rasas.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acho muito interessante assuntos que abordam o tema depressão, pois como você disse é um grande tabu, e quem sofre desde mal fica com receio de falar para os outros o que está passando..
    Não conhecia esse livro,e a sua resenha me deixou bem instigada para ler..
    Vou dar uma pesquisada para adquirir o livro logo..
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Jessica tudo bem? Tem muitos tabus relacionado a depressão já passei por isso também a sociedade não aceita como doença, mas enfim vamos lutando! Adorei sua resenha e saber sua opinião sobre isso, não conhecia a antologia, mas fiquei muito interessada, obrigado pela dica, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu tive oportunidade de ler esse livro pela parceria e amei a proposta. Os contos são bem emocionantes e é impossível não levar a reflexão sobre a depressão, sobre a vida.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi Jessica,
    é assustador, mas os dados atuais dizem que muitos sofrem de depressão. Embora eu não leia livros de contos, acredito que é um assunto muito importante e talvez com várias visões e situações diferentes contribua mais para trazer informações ás pessoas.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Tenho visto algumas resenhas sobre esse livro e todas foram positivas. Apesar de achar que o tema é extremamente relevante, não é uma leitura que eu pretendo fazer. Eu já não sou muito de ler contos e essa antologia traz um assunto bastante doloroso, que não estou muito no clima para ler no momento, mesmo que alguns contos sejam mais leves.
    De qualquer forma, fico feliz que tenha gostado da leitura e adorei conferir sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá eu confesso que não gosto de contos mais esse me despertou o interesse por falar sobre a depressão. Dica anotada

    ResponderExcluir
  11. Gosto de conto, mas nunca li nenhuma antologia com essa temática, que aliás é um assunto muito importante a ser tratado.Os quotes deu uma boa ideia do que encontrar nos textos e tenho a impressão de que me emocionaria bastante com essa leitura. Também não conheço nenhum dos autores que mencionou, mas vou ficar atenta a estes nomes, uma ótima recomendação.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Esse livro ta na minha lista de desejados tem um bom tempo, principalmente por ser um tema que abordo na minha pesquisa cientifica, então é sempre bom ver como a literatura da espaço pra esse assunto que precisa ser tratado. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  13. Olá Jessica!
    Não conhecia o livro e achei bem interessante.
    Acho muito rica a proposta de Antologias, pois podemos conhecer a escrita de vários autores. Dos citados acima, já li algo da Judie Castilho, e gostei bastante da escrita dela.
    Quanto ao tema, é algo muito forte e presente em nossa atualidade, espero poder ler em breve.
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Não tinha visto o livro ainda. Achei interessante os contos falarem de depressão, u mal que tem tomado muitas pessoas atualmente.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;