17/01/2018

[Texto] 3 Dicas Úteis Na Hora De Começar A Escrever Um Livro


Bom Dia 🌞 hoje temos a estreia de mais uma colunista do blog ❤ E a nossa nova colunista é a autora Tathiana Nogueira que tem dois livros publicados no Wattpad, Alice Está MortaO Vale do Coelho (clique no nome para serem redirecionados para a página deles), sendo que Alice Está Morta tem mais de 88 mil visualizações 😍 e também esta completo e O Vale do Coelho começou a ser postado na plataforma este mês. Então não deixe de ler seu primeiro texto para o blog com dicas para começar a escrever.

3 Dicas Úteis Na Hora De Começar A Escrever Um Livro
Eu estou no wattpad desde 2014, se não me engano e durante todo esse tempo sempre que estou lendo os comentários no livro de alguém ou até mesmo nos meus, sempre vejo alguém perguntando "Conta como você escreveu livro 'tal' " ou "Me ajuda a escrever um livro", e a verdade é que não tem segredo. 

Às vezes as pessoas acham que escrever um livro é só ter uma ideia e escrevê-la num papel ou no computador, sendo que vai muito mais além desses dois itens.

Então eu separei 3 dicas que são super úteis pra mim e que sempre repasso pra outras pessoas. 


SILÊNCIO 
Eu não sei vocês mas, eu particularmente tenho uma enorme dificuldade em me concentrar então no momento de escrever e expor minhas ideias no computador eu fecho a porta do quarto e até desligo o Wi-Fi do celular porque qualquer coisinha já me distrai e muito. 

Gosto de evitar os horários que tenho que fazer alguma tarefa em casa ou algum trabalho e até evito escrever quando tem visita, porque essas pequenas distrações me fazem perder toda a criatividade ou fazer minha imaginação desaparecer em questão de segundos. Também evito escrever quando meus pais estão em casa porque eles sempre conversam muito, ligam a tv ou o rádio e isso tudo vira uma distração terrível. 

Vocês quem determinarão qual melhor horário e tudo mais, levando em consideração que as coisas que eu disse  são bem variáveis, de pessoa pra pessoa. 


INSPIRAÇÃO NO DIA-A-DIA
Eu amo buscar inspiração na minha rotina e principalmente quando estou em algum lugar com muitas pessoas, porque gosto de observar seus comportamentos, falas, como conversam entre si etc. No meu livro eu uso muita inspiração que encontro nos meus amigos e familiares, no tom de voz deles e gesticulações. 

Uma dica simples é você se sentar numa praça perto de casa ou no shopping, por exemplo na praça de alimentação e levar um bloco de notas, caneta e anotar tudo que achar de interessante ou diferente e que possa ser útil no desenvolvimento dos seus personagens. Isso ajuda muito. 


INSPIRAÇÃO DE OUTROS LIVROS
Cada livro é único, e raramente encontramos a mesma história diversas vezes em vários livros por aí. Pensando nisso, me lembrei do quão difícil deve ter sido pra um escritor de terror como Stephen King criar obras com histórias tão diferentes que chamassem a atenção dos leitores. 

Se jogar no Google o título de um livro, encontrará outros livros com o mesmo nome e autores diferentes e isso não está errado, desde que o enredo da história não seja o mesmo.

Então se você gosta dos livros da J.K.Rowling ou do Stephen King, você pode usá-los de inspiração para criar um ambiente semelhante àquele ou uma história com uma narração parecida mas não cópia do original e isso também serve para o título, que pode ser o mesmo de outro livro mas lembre-se que com o título igual ou não de outro autor, seu livro ainda sim será único e particularmente só seu. 

Sempre que estou lendo os comentários que o pessoal faz pelo Wattpad, sempre vejo alguém perguntando "Conta como você escreveu livro 'tal' " ou "Me ajuda a escrever um livro", nem precisa ser necessariamente do Wattpad porque na verdade não tem muito segredo. O problema às vezes é que as pessoas acham que escrever um livro é ter uma ideia e escrevê-la, sendo que vai muito além desses dois itens.

39 comentários:

  1. Bem vinda, Tathiana! Não conhecia seu trabalho no Wattpad e corri lá para ver. Como já disse nossa queria Jane, "Por mais que um escritor leia, nunca é o bastante." e eu confio nisso piamente. Muitas vezes tento escrever histórias e de repente no meio da escrita PUF! sinto um bloqueio terrível. A única que atualmente acho que presta foi 'Uma missão quase impossível', que postei no Wattpad também e que um professor de redação corrigiu.
    Enfim, escrever é uma coisa louca. Tenho muita dificuldade em colocar as pessoas no papel, em pegar inspiração do dia-a-dia (principalmente quando escrevo ficção). Embora não queira trabalhar com a escrita (faço por puro hobbie), vejo que é um caminho longo e de muito aprendizado. Sua dicas, sem dúvida, ajudam bastante. Até acalmam!

    beijos,
    www.nerdabsoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e essa é uma das coisas engraçadas não é?
      Você sabe que tem a ideia mas não consegue passar tudo que sua imaginação criou para o papel. Mas com certeza, com paciência e persistência, tudo sempre da certo :)

      Excluir
  2. Adorei saber como uma escritora escreve. Com certeza cada escritor tem suas particularidades para desenvolver uma historia e saber é bem interessante.
    Boa sorte com suas escritas e no blog.

    Bjus**
    http://imagine-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acredito que essas três dicas não tem grande valia se você não tem o dom. Pra mim escrever é um dom, alguns tem e outros não, por isso admiro quem escreve. Eu sou uma leitora que não tem dom pra escrever e posso seguir a risca suas regras, que não sai nada rsrs.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, nem sempre.. às vezes um pequeno empurrãozinho pode nos ajudar em muitas coisas e até mesmo no momento de escrever :)

      Excluir
  4. Diferente do comentário acima, da Cabine da leitura, não acho que seja apenas um dom, escrever é um trabalho árduo e que precisa acima de tudo de muito estudo. Já trabalhei no ramo editorial e o que mais sentiam falta era de estudo referente ao personagem ou construção da história. Suas dicas são muito válidas para dar vida a história, certamente, mas estudar também é algo que deve ser levado em consideração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao escrever sobre qualquer assunto é necessário isso mesmo, fazer uma pesquisa bem intensa e longa pra que o assunto não seja falado de forma errada :)

      Excluir
  5. Oi td bem?
    Vou procurar os seus livros no Wattpad, gostei muito das suas dicas e como minha colega acima falou isso não é de grande valia quando não tem o dom.
    Mas eu acho que a pratica e o conhecimento ajuda bastante, adorei suas dicas se algum dia resolver escrever vou segui- las. Obrigado, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A prática e o conhecimento são grande aliados na hora de escrever sim! Por isso que é sempre interessante manter a leitura em dia :)

      Excluir
  6. Oi Tathiana td bem? Adorei suas dicas, mas como minha colega acima falou tem que ter o dom, também acho que a prática e conhecimento tbm ajuda, obrigado pelas dicas, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como você tá? Com certeza, e ajuda mesmo :)
      Um beijão.

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Adorei sua dicas. Não tenho pretensão de ser escritora, mas para quem deseja ser, acredito que suas dicas são muito úteis. Eu sou muito observadora quando estou fora de casa. É interessante observar o comportamento humano em diversas situações e suas reações.Parabéns e sucesso!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como você tá?
      Eu também sou muito observadora, talvez por ser quieta na minha.
      Adoro observar o comportamento das pessoas porque sempre me servem de referência na escrita.

      Excluir
  8. Eu não conhecia a autora e achei as dicas dela interessantes. Eu também sou autora e só consigo escrever se estiver no silêncio (de preferência na madrugada). Eu sempre li muito e leitura é minha fonte de inspiração para tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer em te conhecer e obrigada :)
      Sim, ler diversos livros diferentes ajudam a expandir o conhecimento sem falar que ter um momento a sós só com o computador pra escrever é divino! haha

      Excluir
  9. Olá Tatiana!
    Prazer em conhecê-la e seja bem vinda!
    Acho que além de tudo, para se escrever é necessário ter um dom. Eu já tentei diversas vezes, tenho histórias inteiras na minha cabeça e em rascunhos no computador, mas não consigo colocar em palavras.. é um tanto frustante. Ainda pretendo fazer um curso de narrativa fantástica para ver se meus projetos vão para frente.
    Adorei suas dicas, pode fazer mais posts como este (principalmente um que fale sobre como colocar no papel a ideia, rs)

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, prazer em te conhecer também e obrigada :)
      Fiz um post sobre o bloqueio na hora de escrever e tenho certeza que você vai gostar muito! Lá eu falo sobre tudo isso que você mencionou, e espero ajudá-la de alguma forma.

      Excluir
  10. Olá!
    Achei interessante as dicas e super válidas. Para quem quer ingressar e tem talento precisa de dedicação, um bom enredo e um cronograma, além de muita pesquisa sobre o que vai ser retratado.
    Um post muito informativo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim concordo plenamente com você!
      Por isso é interessante pensar no que será a ideia e já ir pesquisando tudo que puder servir de base e referência.
      Um beijão :)

      Excluir
  11. Oi Tathiana! Pois é, escrever realmente é fácil, mas fazer com que se tenha uma boa escrita é a parte mais complicada. Gostei de suas dicas, são realmente muito boas, silêncio, observação e referências. Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Boa escrita faz parte da rotina da pessoa, se ela lê livros pode ser que tenha um conhecimento bem amplo de palavras com sinônimos, duplo sentido e até palavras difíceis de fazer o leitor buscar um dicionário pra entender, haha.
      Um beijão.

      Excluir
  12. Oi Tathianam seja bem vinda!
    Eu amo ler e apesar de (por enquanto) não querer escrever um livro, adoro acompanhar o processo criativo e as dicas de escritores. Achei as suas maravilhosas e espero que ajude muito quem quer iniciar carreira na literatura <3

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom saber que você gosta de acompanhar os processos criativos no momento de escrever :)
      Obrigada por dar sua opinião, um beijão!

      Excluir
  13. Oi Tathiana. Seja em vinda.
    Eu adoro escrever e até tenho ideias para livros, mas gosto mais de escreves pensamentos pontuais, sabe? É minha forma de me expressar e ficar bem quando tem algo me incomodando. As vezes acontece alguma coisa chata e eu fico uma semana remoendo. Depois é só colocar no "papel" que eu ja começo a ver de outra forma e a sensação ruim some.
    Mas futuramente eu pretendo colocar minhas ideias no papel sim e adorei as dicas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada :)
      Te entendo, eu lembro de quando tinha 15 anos eu criei um blog que fazia de diário só pra colocar as coisas pra fora. Era quase uma terapia, haha.
      Se colocar as ideias no papel, divide comigo.. vou adorar ver :)
      Um beijão!

      Excluir
  14. Oi Tathiana, como está?
    As dicas foram extremamente válidas, ainda mais para mim, que tem três objetivos esse ano: ler a maior parte da estante ainda intatcta que tem, arrumar um emprego e deixar pelo menos três livros concluídos do meu universo literário.
    Vou procurar tuas histórias e ler, ^^.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou bem e você?
      Que seus objetivos sejam realizados, amém! haha
      Um beijão :)

      Excluir
  15. Olá!
    Adorei as dicas que você apresentou. Eu, particularmente, tenho vontade de escrever um livro e tenho inspiração e ideias, mas não tenho silêncio. Acho que preciso tirar um tempo para me dedicar a isso.
    Vou pesquisar seu nome no Wattpad, mesmo não gostando da plataforma.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, aproveita quando você ficar sozinha em casa se seus pais saírem ou até de madrugada se conseguir manter os olhos abertos haha.
      Obrigada pelo carinho, um beijão! :)

      Excluir
  16. Oi!
    Gostei de ver suas dicas por aqui, apesar de eu seguir essas e muitas outras à risca, meu perfeccionismo atrapalha demais a minha escrita criativa. Se eu escrevo algo hoje e adoro, amanhã já vou achar uma porcaria e reescrevo tudo e assim vou, por isso que até hoje ainda não saí do lugar rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Então Milena, o segredo contra o perfeccionismo (que também tenho) é realmente colocar tudo no papel e não reler. Terá um post que eu falo sobre isso já já aqui no blog.
      Espero que goste ;)

      Excluir
  17. Oiii!

    Que bacana suas dicas. Eu não costumo escrever histórias, só resenhas e matérias e preciso de praticamente as mesmas coisas. Acho que o silencio é primordial, embora muitas vezes eu ouça uma música para me inspirar.
    Gostei da postagem!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Silêncio é vida! Nada melhor que um tempo só você e sua maravilhosa presença pra que tudo funcione, haha.
      Um beijão!

      Excluir
  18. Olá, tudo bem? Nossa as dicas devem ser de grande importância para quem quer começar a escrever. Confesso que apesar de ser uma grande leitora, nunca tive vontade ou ímpeto de começar escrever. É coisa minha, mas acho que as dicas sempre são bem vinda neste universo. Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem por aqui e aí?
      Dicas sempre são úteis em algum momento na vida, haha.
      Obrigada pelo carinho!
      Um beijão!

      Excluir
  19. OI, tudo bem?
    Ótimas dicas para quem está começando! Mas ainda acho que apesar disso quem não tem o dom não adianta muito.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Escrever é uma arte e a prática nos leva à perfeição, haha.
      Espero que tenha gostado do post! :)
      Um beijão.

      Excluir
  20. Olá!
    Achei muito legal as suas dicas e acho que valem para todos os tipos de escrita, e não só para livros. Infelizmente escrever não é meu forte, não por falta de tentar hahaha
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não desista de tentar, tudo nessa vida tem sua primeira vez ou primeiras vezes até que se chegue onde queremos chegar.
      Um beijão!

      Excluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;