29/01/2018

[Resenha] A Joia - Amy Ewing

Boa Noite!! Hoje temos a quinta resenha do m√™s ūüėÉ Recentemente eu li a resenha desse livro no blog "De repente o √ļltimo livro..." e fiquei mega curiosa por ele ter uma premissa, que mesmo parecido com alguns outros livros, me agrada bastante ent√£o n√£o teve como deixar a dica passar ūüėä Assim hoje temos a resenha do primeiro livro da Trilogia A Cidade Solit√°ria da autora Amy Ewing.

Dados do Livros
Titulo: A Joia (Trilogia A Cidade Solit√°ria #1)
Autor(a): Amy Ewing
Quantidade de P√°ginas: 352
Editora Leya (Selo Fantasy)
G√™nero: Literatura Estrangeira / Fantasia / Distopia ; Romance
Ano: 2015
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: 
Joias significam riqueza, s√£o sin√īnimo de encanto. A Joia √© a pr√≥pria realeza. Para garotas como Violet, no entanto, a Joia quer dizer uma vida de servid√£o. Violet nasceu e cresceu no P√Ęntano, um dos cinco c√≠rculos da Cidade Solit√°ria. Por ser f√©rtil, Violet √© especial, tendo sido separada de sua fam√≠lia ainda crian√ßa para ser treinada durante anos a fim de servir aos membros da realeza. Agora, aos dezesseis anos, ela finalmente partir√° para a Joia, onde iniciar√° sua vida como substituta. Mas, aos poucos, Violet descobrir√° a crueldade por tr√°s de toda a beleza reluzente - e ter√° que lutar por sua pr√≥pria sobreviv√™ncia. Quando uma improv√°vel amizade oferece a Violet uma sa√≠da que ela jamais achou ser poss√≠vel, ela ir√° se agarrar √† esperan√ßa de uma vida melhor. Mas uma linda e intensa paix√£o pode colocar tudo em risco! Em seu livro de estreia, Amy Ewing cria uma rede de intrigas e reviravoltas na qual os ricos e poderosos est√£o mais envolvidos do que se possa imaginar, e onde o desejo por saber o destino de Violet manter√° o leitor envolvido at√© a √ļltima p√°gina.

Resenha
No livro Joia somos apresentados a Cidade Solit√°ria que √© dividida em cinco c√≠rculos, assim o mais externo o P√Ęntano √© onde moram os oper√°rios que trabalham nos outros c√≠rculos sendo a √°rea mais pobre da cidade, o pr√≥ximo c√≠rculo √© a Fazenda onde √© cultivada toda a comida do reino, no seguinte a Fuma√ßa temos as fabricas, no pen√ļltimo circulo o Banco √© onde est√£o as lojas dos comerciantes e no √ļltimo a Joia √© onde a nobreza mora.

As mulheres da nobreza tem um grande problema de fertilidade e n√£o consegue gerar seus filhos em contra partida as jovens do c√≠rculo mais pobre se mostraram com um incr√≠vel dom para gerarem filhos perfeitos, assim foi criado um sistema que quando as meninas do P√Ęntano entram em idade f√©rtil tem que passar por um exame onde ser√° detectado se elas possuem o dom para gerarem os filhos da nobreza.

"Amo o nascer do sol, mais ainda que o p√īr do sol. Tem algo de muito animador em ver o mundo ganhar vida com mil cores. Me d√° esperan√ßa."

Violet √© uma das jovens f√©rteis do P√Ęntano e por isso foi separada da sua fam√≠lia e levada para viver em um internato, onde ficaria protegida e muito melhor cuidada at√© que ent√£o possa ser enviada para o leil√£o onde ser√° comprada por uma das damas da nobreza para que possa portanto gerar seu filho. E √© a partir de um dia antes do leil√£o que come√ßamos a acompanhar a protagonista, vemos sua dura despedida da fam√≠lia que n√£o via desde que foram separadas e todo o medo que a envolve ao pensar que falta pouco tempo para ser vendida, diferente de outras meninas ela e sua amiga Raven n√£o consideram uma honra sua posi√ß√£o, mas n√£o tem como fugir do destino que foi imposto para elas.

"Sinto vontade de rasgar com as unhas a tolha de renda dobre a mesa. Ela fala como se devêssemos estar honradas, como se tivéssemos escolha. Não quero ter o filho de ninguém, nem da Eleitora, nem de outra pessoa. Não quero ser vendida amanhã."

E quando o momento chega Violet √© comprada pela Duquesa do Lago, uma das quatro casas fundadoras, e de inicio tudo parece bom, agora ela estava em um pal√°cio lindo com uma criada que se tornar√° sua amiga, por√©m aos poucos a mascara vai caindo e ela se v√™ entrando nas intrigas da nobreza ao mesmo tempo que a Duquesa espera que ela gere a filha perfeita para que ela possa ser prometida para o filho do  Executor e Eleitora, monarcas da Cidade Solit√°ria.

"Esperança é algo precioso, não é? No entanto, não damos a ela o devido valor até que a perdemos."

Violet √© uma personagem excessivamente inocente do tipo que confia e acredita bastante nas pessoas o que n√£o √© uma qualidade agora que ela vive na Joia cercada por redes de intrigas e competi√ß√Ķes, talvez por essa inoc√™ncia eu n√£o gostei tanto dela, em contra partida gostei da Duquesa do Lago que apesar de sua fachada dura e cruel se mostra com grandes cicatrizes internas, cicatrizes que poderia ter sido muito mais exploradas pela autora, na verdade faltou um pouco de aprofundamento e melhor constru√ß√£o de muitos personagens e tamb√©m do romance principal que poderia ter sido colocado de lado para dar lugar a uma maior explora√ß√£o da sociedade criada pela autora.

"√Č dificil se lembrar de quem voc√™ √© quando est√° o tempo todo tentando fingir ser algu√©m que n√£o √©."

Essa sociedade me lembrou um pouco de outras que eu vi em vários livros, o sistema de escolha das garotas pobres que tinham chances de conviver com a nobreza lembra um pouco a série A Seleção, já a infertilidade da classe dominante e a utilização de garotas férteis como parideiras me lembro O conto da Aia e a organização da cidade me lembra a Trilogia dos Jogos Vorazes, assim parece que a autora pegou vários fatores de alguns livros e juntou na criação desse talvez não propositalmente, mas é visível algumas semelhas enquanto lemos o livro. Claro que isso não o torna ruim, temos sim alguns toque de originalidade, mas senti falta de mais identidade para o enredo que acabou se tornando uma fantasia juvenil mediana com um romance fraco.

Ainda tenho esperan√ßas que no pr√≥ximo livro a autora nos entregue mais sobre essa sociedade e uma trama mais elaborada agora a protagonista ao mesmo tempo que ter√° que lutar pela sua vida tamb√©m ter√° que descobrir um jeito de salvar aqueles que ela ama. Apesar disso tudo a escrita da autora √© fluida o que me levou a ler o livro todo em uma √ļnica noite.

"Quando uma pequena fenda se abre, uma centena de outras rachaduras aparecem de repente. E as muralhas que foram constru√≠das com tanto cuidado come√ßam a desmoronar."

Eu li ele no formato de e-book, que ficou dispon√≠vel em uma promo√ß√£o da Amazon, e nele n√£o encontrei nenhum erro de revis√£o. A continua√ß√£o foi lan√ßada em 2016 por√©m o √ļltimo livro ainda n√£o foi lan√ßado mesmo j√° tendo sa√≠do h√° dois anos nos Estados Unidos, mas espero que a editora n√£o deixe a trilogia incompleta.
Onde Comprar: Amazon - Saraiva

18 coment√°rios:

  1. Ol√°, tudo bem?
    A história desse livro me deixou intrigada,adoro livros com bastante intrigas rs. Mais um livro para lista de 2018

    https://meumundoliterariobl.blogspot.com.br/2018/01/proibida-para-mim-serie-nova-york-1_28.html?m=1

    ResponderExcluir
  2. Ol√°!
    Não conhecia esse livro e, como você disse, é visível a semelhança dele com as demais distopias do mercado, mas concordo com você e acredito que a gente deve dar uma chance a essa história que, para mim, parece ser mais interessante e sagaz do que A Seleção e A Rainha Vermelha, por exemplo.
    Obrigada pela =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ol√°, tudo bem?
    Eu não lembro desse livro em particular, gostei da capa, a sua resenha ficou muito boa. Fiquei intrigado com o enredo, parece ser uma boa história. Vou anotar a sua dica e pesquisar mais sobre o livro!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oiii Jessica tudo bem?
    Que demais essa resenha menina, gostei das demais distopias é de de deixar o leitor fascinado e tão encantado, gosto de todos os livros com vestidos e romances, dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá tudo bem? Eu não conhecia o livro, mas realmente lembrei de outras histórias ao ler sua resenha. Eu gosto do gênero e acredito que dar uma chance para a leitura sim <3

    Sai da Minha Lente
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro há algum tempo e gostei da história, até fiquei interessada em ler a continuação, mas ainda não tive oportunidade.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Pelo que vi na sua resenha é quase uma união de outras séries, o que para uns pode não ser levar, para mim ficou interessante. Um ponto a ser visto. Não li ainda, mas gostei deste detalhe.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  8. Ol√°, adorei a resenha. Eu conhecia o livro pela capa, mas n√£o sabia quase nada sobre ela. Fiquei curiosa para ler e espero ter a oportunidade em breve.

    ResponderExcluir
  9. Ola, apesar de eu j√° ter tentado ler esse livro ano retrazado e te-lo abandonado n√£o cheguei muito longe na leitura gostei da sua resenha e mesmo esse livro tendo uma capa linda n√£o vou dar uma segunda chance para o livro

    ResponderExcluir
  10. Ol√°!
    Há pouco tempo descobri que se tratava de uma trilogia, mas as capas sempre me chamaram atenção. Quero muito pegar pra ler, acho que tem elementos bem interessantes e sua resenha me deixou animada para arriscar essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Ol√°!
    Lembro quando o livro saiu,mas nunca pesquisei a sinopse apenas deixe de lado.Foi a primeira resenha que li sobre o livro e gostei bastante da ideia pareceu bastante diferente.Distopia sempre puxa coisas de outras isso já é normal,mas so sabendo lendo.
    Quero ler logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu acho linda a capa desse livro. A premissa é até interessante, mas é uma pena que tenha sentido que poderia ser melhor e mais aprofundada.

    ResponderExcluir
  13. nossa, vc leu mito rápido... então a história deve ser empolgante mesmo, ainda mais lida em ebook... eu tenho sérias dificuldades de concentração com leitura assim, então não rola... espero que a editora lance o próximo volume...
    bjs^^

    ResponderExcluir
  14. Ol√°!

    Já tinha ouvido falar no livro, mas não sabia do que se tratava. Não curti muito a premissa, pois o gênero não me chama a atenção.

    ResponderExcluir
  15. Acho que você disse tudo, lembra muito outros livro, muito mesmo, eu não cheguei a ler Joia, mas depois de muitas resenhas lidas, cada vez tinha a impressão, mas isso eu já vi em A Seleção, Jogos Vorazes, etc. exatamente por isso que não senti tanta vontade de comprar, mas se cair em minhas mãos, leio.

    ResponderExcluir
  16. Oi J√©ssica, tudo bem? Que enredo interessante. Pela premissa do livro √© poss√≠vel perceber porque √† primeira vista voc√™ considerou t√£o interessante. Quando comecei ler a resenha lembrei da s√©rie The handmaid's tale onde as mulheres s√£o separadas de suas fam√≠lias para servirem de "barriga de aluguel" para a nobreza. Sua resenha ficou incr√≠vel. J√° fiquei curiosa pra ler. Beijos, √Črika =^.^=

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Pela capa do livro imaginei que fosse algo bem diferente, e lembra mesmo outras histórias, não sei se leria ele.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Uau, adorei! Gosto muito de fantasia distópica,e a história me chamou bastante atenção.

    ResponderExcluir

Regras para os Coment√°rios:

- Seja educado e n√£o use palavras de baixo cal√£o;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os coment√°rios;