25/01/2018

[Dica de Livros] Clássicos Brasileiros!


Bom Dia! Hoje temos uma indicação bem bacana do nosso colunista Vinicius para você que esta em busca de alguma leitura para o feriado em São Paulo ou para ler nesse fim de semana 📚 Confira o texto abaixo.

Dica de Livro: Clássicos Brasileiros!
Na hora de prestar um vestibular, ou até mesmo requerido pela escola, ler um clássico brasileiro é acompanhado sempre de muitas dúvidas; que são praticamente sempre as mesmas, como: "será que eu vou gostar?" "será que é legal?" "será que eu vou ao menos ENTENDER"?. 
E eu, hoje estou aqui para dizer SIM! Para todas essas perguntas!

Porém na recomendação de hoje, vamos falar apenas de um clássico bem específico, e muito famoso, que aposto que você pelo menos já ouviu falar do nome! "Memórias Póstumas de Brás Cubas"

Escrito por ninguém menos do que Machado de Assis, o romance (que a princípio era um folhetim da "Revista Brasileira", foi publicado no decorrer do ano de 1880) e teve um destaque muito importante para a literatura de nosso país;

O carioca foi o primeiro autor brasileiro a adotar a "forma livre" na narração dos fatos e acontecimentos. Rompendo assim, a narração linear e objetiva de autores icônicos da época. Fazendo assim, com que "Memórias Póstumas" fosse considerada a primeira obra que iniciou o Realismo no Brasil.


Mas... Afinal, a história fala sobre o quê?
   
O romance irá contar sobre a vida (ou melhor, a morte!) do personagem Brás Cubas.
  
Isso mesmo! 

Quebrando mais uma vez os paradigmas da época, ao invés de descrever primeiramente o nascimento do personagem, o autor nos transporta diretamente ao seu funeral; nos descrevendo toda sua longa e amarga vida, fazendo lamentações e recordações, e assim, nos capítulos seguintes, somos transportados para o começo de sua vida!

E ao longo da trama, vamos conhecendo e acompanhando a vivência cronológica de Brás Cubas. Olhando como espectadores, e tendo narrado pelo próprio vivente, ele nos expõe todas as suas paixões aventuras, amizades e principalmente: suas ambições. 

Tudo o que esperamos da vida são feitas de ambições. Será que Brás Cubas irá alcançar as dele? Leia! E se apaixone com os ensinamentos profundos que chocam qualquer um!

Recomendado a todos os leitores! Desde aqueles que gostam de uma boa história, até aqueles que preferem algo mais "cabeça"!

7 comentários:

  1. Quero muito dar uma nova chance para os clássicos que tive que ler quando estava no colégio. Li todos com a sensação de obrigação e por isso não consegui aproveitar a história. <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica! Li Memorias Póstumas de Brás Cubas no Colégio e foi um martírio. Achei o livro chato demais, muito cansativo. E, eu já gostava de ler na época! Não sei de teria uma experiência diferente se lesse hoje mas confesso que não me sinto muito inclinada a repetir a dose.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Temos clássicos incríveis para serem lidos, o único problema é a forma que estes livros chegam a maioria dos leitores, o que acaba afetando de forma negativa estas pessoas. A maioria não tem maturidade para ler, visto que normalmente é a primeira leitura da vida, imposta pelas escolas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? O Machado não é bem o tipo de leitura clássica que amo, sou mais inclinada ao Jorge Amado, mas acho legal saber sobre a historicidade literária. Hoje em dia, enredos que não se atêm à cronologia são bem comuns, mas imagine naquela época. Acho que a gente, hoje, não se dá conta que muita coisa que existe na literatura, um dia, nunca existiu e nem ao menos lembramos ou sabemos o nome (da escola ou do estilo). Li este livro na adolescência, assim como Dom Casmurro, mas a literatura dele não é algo que, hoje, eu repetiria, não apenas por causa da linguagem, mas pelo enredo mesmo.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita curiosidade sobre esse livro, mas nunca parei para lê-lo. Adorei sua resenha, com ela pude conhecer um pouco mais da obra e fiquei ainda mais interessada.

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. adoro Machado e suas críticas sociais...tenho vários livros dele na estante e volta e meia me deleito com algum... Brás Cubas é disparado o meu preferido... que lindo vê-lo mencionado por aqui *----*
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro,achei diferente, fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;