05/08/2017

[Resenha] A infância do Brasil - José Aguiar


Boa Noite!! Hoje temos a terceira postagem do mês 😀 E para hoje eu resolvi trazer uma HQ nacional bem bacana,  A infância do Brasil do autor José Aguiar tem como proposta trazer uma perspectiva dos seculos passados a partir das crianças de cada época. Além de você poder ler a HQ online no site do projeto você também pode adquiri-la em versão física nas livrarias onlines e no site da Editora AVEC. 

Dados do Livros
Titulo: A infância do Brasil
Autor(a): José Aguiar
Quantidade de Páginas: 96
AVEC Editora
Gênero: Literatura Nacional / HQ
Ano: 2017
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: Contando a história do Brasil em quadrinhos, na perspectiva das pessoas comuns e lidando com casos como abuso, abandono e descaso, José Aguiar lança A Infância do Brasil, uma emocionante história.
Em A Infância do Brasil, o premiado quadrinista José Aguiar lança seu olhar sobre a História do Brasil não pela perspectiva dos grandes eventos, mas pela das pessoas comuns, pelo viés da infância. Nela o autor atravessa nossa história cheia de contradições, abusos, descaso, abandono, entre outras situações que insistem em não ficar para trás. A Infância do Brasil é sobre refletir o presente a partir do nosso passado para, quem sabe, projetarmos um futuro melhor.
Esta edição ainda conta com prefácio da historiadora Mary del Priore e textos finais sobre o contexto histórico de cada capítulo.

Resenha
Com seis capítulos sendo cada um em um século diferente, do XVI ao XXI, a HQ A Infância do Brasil trás através de personagens distintos as dificuldades e moldagens que cada época impunha as suas crianças. 

No primeiro capitulo que se passa no século XVI o Brasil estava na sua época de "descoberta" e colonização e junto com os imigrantes português vinham muitos meninos de famílias pobres para servirem de mão de obra nos navios. Já no próximo capítulo, séc. XVII, temos a visão de jesuítas na sua missão de catequização sendo seus principais alvos as crianças. Já no do séc. XVIII temos órfãos como foco principal e a roda onde crianças eram depositadas pelas mães que não podiam ou não desejavam cuidar delas. No quarto capitulo, séc. XIX, temos o vislumbre da escravidão e da lei ventre livre que dava o direito a liberdade aos filhos nascidos de escravos. No penúltimo capitulo, séc. XX, a revolução industrial chega ao Brasil e crianças por suas mãos pequenas e ágeis ganham lugares nas fabricas, além de trabalharem de outras formas também para ajudarem suas famílias. E no último capitulo, séc. XXI, a desigualdade que já aparecia em todos os outros capítulos entra em foco principal, onde nem todas as crianças tem a oportunidade de aproveitar suas infâncias, de brincar e estudar.

Além de uma HQ caprichada ganhamos uma aula de historia a cada capitulo, principalmente na versão comentada disponível no site do projeto. O autor a partir da obra completa mostra como o passado influenciou o presente, além de fazer uma mesclagem no final de cada capitulo da época retratada e da atual. Assim somos convidados a refletir sobre as crianças do Brasil e suas épocas.

Sem duvida essa é um HQ que eu recomendo para todos os leitores, nela você não vai encontrar romance e nem uma narrativa linear, mas sim um convite para conhecer e refletir sobre A infância do Brasil.
Leia no site do Projeto clicando Aqui // Onde Comprar: Amazon - AVEC Editora

5 comentários:

  1. Oiii Jessica tudo bem?
    Que HQ maravilhosa menina, adoro tudo que envolva a história, principalmente infância, por mais que é bem triste, sempre é uma das época que mais me agradam, ótima resenha e fico contente que tenhas gostado.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Pretendo visitar este site, pois não sabia que esta HQ esta disponível por lá. Acredito que além da aula de história, ainda podemos ver as mudanças decorrentes da infância das crianças que vieram pro Brasil na época dos colonos, para a realidade de hoje, e fazer o comparativo de peso que as coisas ainda precisam mudar positivamente. Acredito que este livro, vem para fazer nos Brasileiros refletir sobre o século em que estamos vivendo,e como isto interfere na vidas destas crianças.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Que lançamento mais fofo!
    É importante conhecer como era a infância no decorrer da história, pois nem sempre foi fácil. Com essa edição em quadrinhos chama e prende ainda mais atenção dos diversos públicos, porque não precisa ser criança para gostar de HQs, né :)
    Ótima dica! Vou tentar adquirir! Beijão :*

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia a HQ, mas achei a premissa muito interessante. Adorei a ideia de trazer diferentes períodos da história do Brasil, pela perspectiva de crianças.
    Eu só não vou aproveitar a dica, porque não gosto muito de ler HQs. Mas adorei a resenha e acho que, para quem gosta de quadrinhos, deve ser uma ótima dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia essa HQ e já gostei da proposta.MUITO interessante a abordagem e criativa. Adicionado na minha lista de desejados.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;