02/11/2016

[Resenhando Contos #04] A Nuvem


Bom Dia! Como eu estou tendo muito menos tempo para ler recentemente, por causa de entrega de trabalhos e provas na faculdade, resolvi aumentar o numero de contos resenhados aqui no blog e assim não deixar ele muito tempo parado \o/ Para a resenha de hoje eu escolhi o conto A Nuvem de uma das minhas autoras nacionais preferidas daquelas que lemos até listinha de compras, a L. L. Alves, então se você curte ler contos que além de passar fortemente todas as emoções da personagem tragam uma reflexão bacana confira a resenha abaixo.

Dados do Conto
Titulo: A Nuvem
Autor: L. L. Alves
Gênero: Literatura Nacional
Sinopse: Como você vê a depressão? Para Larissa, a depressão possui o formato de uma nuvem que a segue para onde quer que ela vá. Às vezes ela está longe, suas garras frias e pegajosas não conseguem influenciá-la; contudo, muitas vezes a nuvem se aproxima e permanece ali por tempo indeterminado, sugando toda a cor de sua vida.
Em um miniconto, L. L. Alves aborda sentimentos e sensações daqueles que carregam consigo uma nuvem de estimação. Uma história sobre superação e aprendizado que mostrará que mesmo que nunca sejamos capazes de nos ver livres de nossa nuvem, é possível aprender a conviver com ela.

*Conto disponível para leitura no Wattpad*

Resenha:
Larissa sempre reparava no sorriso forçado de sua tia Tai, que sempre aparecia para as fotos de família, mas que ninguém reparava ou se importava. Um dia sua tia morreu, ninguém mais falava dela ou quando falava era sobre como foi trágica sua morte ou como ela era nova, bonita e tinha uma vida pela frente, só depois que completo seus 18 anos Larissa descobriu que sua tia tinha se matado, ela havia convivido anos com sua própria nuvem, depressão, e não aguentava mais.

"Minha mente sempre foi minha pior inimiga, nossas batalhas sem fim nunca traziam nenhum benefício, acabava apenas me perdendo ainda mais dentro de mim mesma. Como doía manter meu sorriso no rosto, mas era preciso..."

Como sua tia fazia Larissa aprendeu a fingir seu sorriso e dizer que tudo estava bem mesmo quando nada parecia certo, ela tinha sua própria nuvem. As vezes sua nuvem estava perto demais, as vezes ela se afastava, mas sempre esta ali olhando para Larissa, a influenciando, fazendo com que tudo parece sem cor e vida.

"Eu era um pedaço de um quebra-cabeça gigante que não se encaixava em lugar algum, as bordas irregulares, a cor desbotando do uso."

O conto nos leva não só por um pedaço da vida da protagonista, mas pela sua longa trajetória enfrentando, tentando entender e lutando contra essa nuvem que pairava sobre sua vida. Com a narrativa em primeira pessoa sentimos cada pequena aflição que assombram a protagonista e mesmo para quem nunca conviveu com alguém ou teve depressão conseguimos compreender um pequena fração sobre essa doença e a prisão que ela trás para as pessoas.

"Mal sabia que, por mais que tentasse, a nuvem sempre sempre estaria comigo."

Então se você esta em busca de uma leitura curta porém com uma mensagem bacaca somada a uma boa reflexão esse conto de uma das minhas autoras nacionais preferidas é sem duvida uma ótima dica!

16 comentários:

  1. Oi Jéssica!
    Gostei muito da sua resenha e fiquei com muita vontade de ler esse conto. Eu me interesso bastante por esse tema, e acho super importante termos histórias que falem sobre isso.

    Beijos

    http://www.viagensdepapel.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tay, fico feliz que tenha curtido a resenha, espero que você de uma chance e leia o conto, vai adora-lo <3

      Excluir
  2. Por que será que amei a postagem? Por que será que amei o conto? Que mais blogs façam isso, que mais blogs divulguem esse gênero! Aliás, te convido a ler o meu. Sucesso para a autora e para o seu blog!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina, vou procurar o seu para ler *--* Também adoraria que mais blogs postagem resenha com livros e contos que abordassem temas como a depressão *-*

      Excluir
  3. Oi Jéssica,
    Sei muito bem como é não ter tempo para cuidar do blog como gostaríamos pois tbm sou estudante. =)
    Adorei o conto. Onde posso encontrar?
    Realmente suicídio e depressão muitas vezes andam juntas e precisam ser discutidas mais vezes no mundo literário.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica, ultimamente estou tendo tantas provas e trabalhos que meu tempo esta bem escasso para produzir postagens e resenhas legais Ç.Ç O conto da disponível no WattPad (https://www.wattpad.com/story/75398587-a-nuvem-miniconto), espero que você o leia, tenho certeza que vai adora-lo <3

      Excluir
  4. Primeiramente: que layout maravilhoso, Jéssica!! :o Fiquei de queixo caído, menina!! Parabéns, o blog está lindo!
    Bom, sobre essa resenha: <3 <3 <3 É uma honra fazer parte da sua turma de autores nacionais favoritos *-* Me dá ânimo de sempre dar o meu melhor! ♥ Obrigada pela resenha bem escrita e por ter dado mais essa chance para uma história minha. Te adoro, lindona! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lú *-* Agora só falta só ler Sebo Fernandes para ter lidos todos os seus livros publicados <3

      Excluir
  5. Oi olá, menina Jé!

    A protagonista lembrou um pouco o Henrique do meu livro HUSHASUHASU sério, admiro sua dedicação para resenhar contos <3

    /Beijocas da Saroca - interesses-sutis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara, lembra um pouca a melancolia dele mesmo *-*

      Excluir
  6. Oie, tudo bem? Olha, eu não sou muito de ler contos, mas esse parece legal. Amei a capa, combinou com o azul do blog <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu nem tinha reparado, mas combinou mesmo os tons de azul da capa com o blog <3

      Excluir
  7. Otima essa sua ideia de resenhar contos, e agora me pergunto, por que esse conto não é um livro? Nossa a vida da personagem tem muito ainda que nos passar e fiquei babando por cada acontecimento.

    ResponderExcluir
  8. Tema totalmente necessário hoje e sempre. Adoro contos, especialmente pq podemos conhecer a escrita dos autores de forma mais rápida. Entrou na lista dos desejados pra ler <3
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu entendo beeeem esse sentimento de abandono sabe? ando assim também.
    Gostei da postagem, tbm amo contos, esse me deixou meio curiosa..

    ResponderExcluir
  10. Oi Jessica, tudo bem? Eu amo contos. E quando são bem escritos e com uma linda mensagem eu me derreto. Amei a sua dica. O conto parece interessante, vou correndo ler. Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;