06/07/2016

{Resenha 200} Tristão e Isolda


Bom Dia! Hoje temos a primeira resenha de leituras da #MLI2016 \o/ Tristão e Isolda foi lido no primeiro dia da maratona e por ser um livro pequeno foi uma leitura bem rápida, mas não é por ser pequeno que não teve milhares de reviravoltas no enredo.

Dados do Livros
Titulo: Tristão e Isolda: Lenda Medieval Celta de Amor
Versão por Fernandel Abrantes
Quantidade de Páginas: 144
Editora Martin Claret
ISBN: 9788572326346
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance / Lenda Medieval
Ano: 2006
Skoob: Clique Aqui
Sinopse: O amor impossível de Tristão e Isolda inspirou poetas, escritores, pintores e músicos da Idade Média e dos tempos modernos. Tornou-se, por exemplo, tema de uma das mais famosas óperas de Wagner.Tristão e Isolda são os trágicos protagonistas de uma história medieval de amor baseada numa lenda celta.As inúmeras versões francesas que a imortalizaram e a divulgaram em outros países são o testemunho do fascínio e encantamento que a história de Tristão e Isolda produziu sobre o espírito medieval e de nossos tempos.Esta versão que ora oferecemos ao leitor brasileiro foi baseada nos fragmentos de Béroul, Thomas (troveiro anglo-normando do século XII), Gottfried von Strassburg e nos trabalhos do francês J. Bédier, um dos mais importantes pesquisadores modernos da lenda de Tristão e Isolda.

Resenha:
Filho da Rainha Brancaflor e o Rei Rivalen de Loonnois, Tristão nasceu e se tornou órfã, sua mãe morreu após lhe dar a luz para se juntar a seu amado Rei que morreu em batalha quando Duque Morgan invadia seus territórios. Criado por um guarda da rainha, Rohald, como seu próprio filho, disfarçados de plebeus para evitar a ira do Duque, Tristão desde cedo aprendeu todas as qualidades que os nobres deveriam ter.

Por curiosidade sobre outros territórios acabou sendo aprisionado e levado como escravo por mercadores, que depois de sofrerem a ira dos deus do mar por raptarem uma criança o soltaram. Assim Tristão chegou em Cornualha na corte do Rei Marcos, a quem serviu fielmente e depois descobriu ser irmão de sua mãe, Brancaflor.

Tristão lutou por seu rei e vigou seus pais, foi fiel e conquistou o amor do povo de Cornualha. Tão amado por seu rei que levantava inveja de outros nobre que exigiram que o rei se casa-se e assim tivesse um herdeiro para que Tristão não o sucedesse, assim Tristão por ser fiel foi em buscar da dona do cabelos de ouro, Isolda, que era a unica que o rei queria desposar, mas não imaginava ele que dessa viajem surgiria um amor impossível que o acompanharia até sua morte.

"Senhores, agradar-vos-ia conhecer uma bela historia de amor e morte? É a historia de Tristão e da Rainha Isolda. Ouvi como, alegres e tristes, eles se amaram, e disso morreram, no mesmo instante, ele por ela, ela por ele.Página 11



"Ouvi e se compassivos: não os culpeis, porque, assim como a morte, o amor também é fatal..." Página 38

Uma historia com tantas reviravoltas que poderia ter dado um livro muito maior, com tanto potencial que influenciou muitos poetas e escritores com seu amor impossível, sendo um destes poetas o Arthur Brooke que inspirou Shakespeare na criação da peça Romeu e Julieta.

Talvez por ser um livro que trás uma lenda não tenhamos os detalhes nas descrições para nos apaixonarmos pelos personagens, a narrativa acaba sendo superficial e tendo tantas reviravoltas acontecem em tão poucas paginas que o leitor pode sem nenhuma dificuldade se perder.

A linguagem escolhida pelo autor que reuniu de varias fontes a lenda acabou sendo um pouco pesada com palavras e colocações mais antigas que tornam a leitura um pouco mais lenta. O narrador que conversar diretamente com o leitor acaba por algumas vezes soltando acontecimentos futuros que poderiam dar mais emoção na leitura.

Não se trata de um livro ruim, porem um pouco superficial, mas se você curte amores impossíveis com milhares de reviravoltas pode ser uma ótica dica para você ler.

A edição da Editora Martin Claret, esta boa. A minha versão é de bolso, assim ele é de um tamanho menor que livros normais, as folhas são brancas e as letras menos do que o comum, mas temos também orelhas que ajudam a capa não se estragar tão fácil.

Onde Comprar: Amazon - Saraiva - Extra

29 comentários:

  1. Olá.
    Sempre tive curiosidade de ler esse livro, sempre faltou oportunidade, mas pelo jeito não estou perdendo muita coisa né? Bjs
    http://www.mundoliterando.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, apesar de eu não ter curtido tanto a leitura ela é super valida por ser uma lenda que inspirou vários livros clássicos.

      Excluir
  2. Eu li esse livro na universidade, e simplesmente amei o livro. Mas é como você falou, a história é muito boa, e em poucas páginas, acho que acabou correndo muito rápido. Mas é uma ótima leitura, e acho que todo mundo devia ler.
    E sobre reviravoltas? Eu sou apaixonado. Mas o livro exagera em algumas hahaha.
    https://leitorironico.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim acaba um pouco corrido, mas mesmo assim é uma leitura ela é super valida.

      Excluir
  3. Meeeu Deus! Toda vez que visito seu blog ele está com um layout mais bonito que o anterior *-* ainda lembro quando era um blog de HTML... Também já tive meus blogs de HTML, mas ao contrário de você eu esqueci tudo e agora sou uma completa negação em HTML (sdds da época de blogs de HTML, agora é difícil de achar... hahaha), mas enfim, passei só pra comentar que seu layout está lindo e fico feliz que seu blog esteja ativo, firme e forte! :D Vi que entrou na faculdade, também entrei esse ano, boa sorte pra gente \o/

    Bom trabalho e sucesso, Jé! <3
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara, esse já esta faz um tempinho, estou morrendo de preguiça de fazer um novo Ç.Ç Também tenho saudade deles, ajudavam muito na hora de construir lays *-* Na verdade entrei ano passado, mas esse ano troquei de curso e estou adorando *-*

      Excluir
  4. Não sei se leria esse livro por agora, estou em outras vibs de gêneros, e o fato da linguagem e etc me desanima um pouco também, mas quem sabe mais pra frente não me anime.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver chance leia, é uma leitura super valida por ser uma lenda que inspirou vários livros clássicos.

      Excluir
  5. Adoro livros medievais mas esse não me chamou atenção tanto pela sinopse tanto pelos pontos negativos que você citou na sua resenha.
    então irei passar a dica
    espero a próxima
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena, mesmo ele não tendo sido um dos melhores livros que eu li ele é uma leitura valida por ter inspirado tantos autores.

      Excluir
  6. Oiii
    Esse livro é bem famoso, tanto que eu já o conhecia de nome.
    Eu acho interessante livros que retratam histórias antigas, mas pode ser um pouco cansativo por usar uma linguagem antiga.
    Posso estar enganada rs mas gostei muito da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a linguagem cansa um pouco, mas vale a pena lê-lo.

      Excluir
  7. Olá!
    Adoro lendas com origens medievais, e esse livro é beeem famoso, não sei como nunca li até hoje, rs.
    Gosto muito da premissa dele, isso de amores impossíveis e reviravoltas. Vou tratar de procurar para ler em breve.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é cheio de reviravoltas, então se você curte pode ter certeza que algumas vão te surpreender *-*

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?
    Esse livro já está na minha lista. Eu estudo história e adoro ler esses livros antigos, que influenciaram e ainda influenciam muita gente. Esse livro é "superficial" porque é um mito, uma lenda contada de pessoa para pessoa. É como se eu fosse te contar a lenda da mula sem cabeça, sabe? Dessa história, pelo que sei, só foram encontrados fragmentos e não a história toda.
    Com certeza ainda vou ler, só arrumar tempo! Adorei sua resenha, adoro vir no seu blog, muito fofo.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, nas primeiras paginas do livro temos um pequeno texto explicando que ele é uma apanhado de trechos da lenda, mas mesmo assim sempre esperamos uma leitura mais profunda e destrinchada.

      Excluir
  9. Oii,
    Eu nunca nem tinha ouvido falar desse livro, porque ele não faz muito meu tipo, mas por ele ser curtinho e eu ter gostado da historia eu leria :D

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, apesar da linguagem antiga que acaba deixando a leitura pesada ele tem uma historia bacana.

      Excluir
  10. Teve algumas coisas que não gostei: o fato da narrativa ser superficial e essa questão de ter tantas reviravoltas que é fácil o leitor se perder. E também não ia achar legal esse narrador soltando acontecimentos futuros, hehe... Não fiquei com vontade de ler.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena, apesar desses pontos negativos é uma leitura ela é super valida por ser uma lenda que inspirou vários livros clássicos.

      Excluir
  11. Olá,
    Conheço a história, mas confesso que nunca li um livro inteiro sobre. Apenas contos e tal.
    Gosto de adaptações de histórias antigas, se der vou ler também.

    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem curtinho por ser um apanhado de fragmentos que restaram da lenda original, então pode ser que seja muito parecido com os contos que você leu.

      Excluir
  12. Olá,

    Conheço a história por algumas adaptações mas nunca havia lido o livro, sua resenha me deixou mais interessada na obra.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você assistiu o filme leia se tentar ligar as historias dos dois porque são bem diferentes.

      Excluir
  13. Oi!!
    Olha aí a Maratona Literária de Inverno dando frutos, eu não participei esse ano. Eu nunca li esse livro, mas sempre que leio alguma resenha ou comentário sobre ele bate uma vontade de ler.
    Obrigada por apresentar a sua opinião sobre um livro que para mim é um clássico da literatura.
    Adorei a resenha.
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lizi, esta dando mesmo *-* Já consegui ler o dobro de livros que leio no mesmo período \o/

      Excluir
  14. Jéssica, amei a resenha, esse livro é um clássico, sempre tive vontade de ler e conhecer essa história. Mesmo ele sendo um pouco complicado de ler pela época, vou apostar na leitura. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposte sim, apesar da linguagem um pouco cansativa vai super a pena lê-lo.

      Excluir
  15. Oii!

    Não conhecia o livro, mas achei a promissa muito boa! Sempre quis ler um livro clássica da literatura, mas nunca tive a oportunidade. Uma pena você não ter gostado tanto :/

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;