16/06/2016

{Dicas Universitárias} Quando trocar de curso


Boa  Tarde! Hoje eu venho trazer a primeira postagem da nova coluna do blog “Dicas Universitárias”, eu venho adiando essas postagens a um bom tempo tanto pela minha falta de tempo para prepara-las como de inspiração, mas enfim eu consegui escreve-las do jeitinho que queria \o/ Por enquanto teremos 5 postagens da coluna que serão publicadas aos fins de semana, mas quem sabe se vocês curtirem elas não tenhamos mais em breve. Espero muito que vocês gostem das dicas.

Bom, quem acompanha o blog sabe que ano passado eu cursei dois semestre de Jornalismo e mesmo sendo um curso super bacana no começo desse ano eu resolvi trocar para uma área totalmente diferente e agora concluir o primeiro semestre de Biomedicina, mas antes de trocar eu tive que enfrentar as várias duvidas que surgem nas nossas cabeças durante a graduação e é sobre elas que eu vou comentar hoje.

Jornalismo foi um curso que eu me identifiquei bastante por conta de gostar de escrever e montar artigos/matérias para o blog e por isso depois de algum tempo tentado entrar em medicina eu resolvi optar por ele como minha segunda opção e consegui uma bolsa integral na universidade onde estudo. Mesmo ele sendo de uma área totalmente diferente da minha primeira opção eu consegui me adaptar e me sentia super bem com as matérias da grade, mesmo sendo bem tímida no começo tinha feito alguns bons amigos e os trabalhos em grupos onde montávamos matérias entrevistando pessoas, programadas ou encontradas na rua mesmo, me desafiavam e me mantinham motivada.

Porém quando entrei no segundo semestre vem a sombra do estagio e a busca pela área que eu começaria a seguir na carreia e foi ai que eu percebi que apesar de eu estar estudando matéria que eu gostava e me relacionando com pessoas com ideias bem bacanas a parte profissional da área não consegui me animar, eu não consegui me ver no futuro trabalhando na maioria das áreas que o curso possibilitava e ainda tinha a pressão pela falta de vagas e de a graduação de Jornalismo não ser necessária para trabalhar na área, caso vocês ainda não saibam disso para trabalhar na área de comunicação não é obrigatória que você tenha cursado uma graduação como em outras áreas, e tudo isso somado foi me desmotivando bastante para continuar no curso.

Como a área que eu queria inicialmente era da saúde e sem pique para continuar tentando medicina, pois não estava mais cursando cursinho e não me lembrava de nada de física e química, eu comecei a dar uma pesquisa em outros curso e me deparei com Biomedicina, a grade me animou e as áreas de atuação e de especialização também, então veio o momento onde eu tive que escolher continuava cursando algo com matérias interessantes mas que eu não conseguiria seguir uma carreira que me deixasse feliz ou abandonaria ou um ano de Jornalismo e iria para um curso novo onde eu conseguia me imaginar com um futuro mais animador.

Antes de decidir eu pensei bastante e prestei vestibular novamente onde eu consegui uma bolsa integral dessa vez para Biomedicina e assim pelo menos na questão monetária nada me impedia de trocar de curso, minha mãe também me incentivou bastante a seguir a área onde eu estaria mais feliz e assim foi fácil escolher.

Agora com apenas um semestre cursado de Biomedicina eu já consegui ver que é na área de saúde que eu deveria ter começado ano passado, as matérias são da mesma forma bem interessante porem mais desafiadoras, pelo menos para mim, as pessoas com quem convivo na faculdade também são diferentes e em pouco tempo já fiz ótimas amizades.

Então se você também esta com duvidas que a área que você esta cursando é para você ou se quer mudar de área aqui vão algumas dicas:
1. Analise se o curso que você esta te permite se ver com um futuro animador, não só financeiramente.
2. Não tenha medo de pesquisar e buscar uma área que se adapte a sua visão de futuro.
3. Se ainda com pesquisa você não sabe se quer trocar procure um professor ao alguém da sua área e converse sobre as possibilidades de carreira.
4. Não se deixe influencia por pessoa que dirão coisas como “Nossa, você vai trocar de curso e desperdiçar os X semestres que você já fez?”.
5. Tente buscar algo que te deixe feliz, mesmo que seja mais desafiador, te faça gastar mais dinheiro ou até mesmo que te der um retorno financeiro menor, o importante é você não se sentir frustado no futuro.

Espero que você tenham curtido, o texto ficou um pouquinho longo, mas não tinha como torna-lo menor Ç.Ç

Vocês já tiveram essa experiencia de trocar de curso ou pensam em trocar? O que gostariam de me ver nas postagens da coluna?

17 comentários:

  1. Oi, como vai?

    Quando resolvi cursar comunicação social (jornalismo) optei por gostar como você de escrever e da profissão em si, que naquela época era muito bacana ser jornalista, acabei por não seguir diretamente a carreira. (Não me mantenho dela) e para ser sincera cursei comunicação, justamente por não ter que fazer graduação, eu contava nos dedos para pegar o diploma e cair fora. Além disso, optei pelo curso por não envolver muito de matemática a não ser pesquisa de opinião ou diagramação... mas tudo básico. Resumo; você está certíssima, não adianta perder anos e dinheiro cursando o que lhe deixará frustrada, por não se identificar com ramo, o bom mesmo é que ocorra ambos, sucesso pessoal e financeiro, embora, para mim o pessoal sempre foi mais importante. Se biomedicina lhe traz essa paz interior e lhe dá a sensação de bem estar, segurança, siga em frente e dane-se o que os outros pensam, você é quem irá conviver com a escolha, portanto, escolha o que lhe faça feliz. Boa sorte na sua caminhada!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  2. Boa reflexão, já pensei em mudar de curso, mas no fim das contas percebi que Ciências Sociais era onde eu devia estar mesmo :)


    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Jess tudo bem, acho que a escolha do curso influência muito em necessidade e sonhos, faz tempo que fiz minha faculdade de Adm comércio exterior por necessidade no mercado de trabalho, mas o meu sonho é comunicação, algo ligado com mídia, sou dubladora e sei que pode agregar na minha área, nunca é tarde, pretendo fazer o curso ainda.Bjs

    ResponderExcluir
  4. Escolher um curso é algo muito sério. Se não for realmente aquilo que você quer, terá que encarar aquilo como uma atividade chata, desestimulante. Nunca troquei de curso. Faço Pedagogia e até que gosto bastante. Mas admito, sempre bate aquele desânimo no decorrer do curso...

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jéssica. Sua mudança foi realmente muito radical! Eu já escolhi diversos cursos para fazer, primeiro queria Designer Gráfico, depois Arquitetura e por aí vai. No fim, optei por Direito mas estou fazendo mesmo é Administração e não penso mais em mudar. Quando vamos escolher o destino de nossas vidas, parece que tudo se complica e as coisas ficam mais difíceis. Para mim foi exatamente assim e enfim eu me encontrei. Vejo que minha irmã está passando por isso agora, ela já escolheu quatro cursos diferentes de Exatas. Vou dar suas dicas para ela e ver se essas a ajudam a a tomar uma decisão.
    Eu amei a coluna e adoraria saber mais. Abraços.
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  6. Eu tive um pouco de sorte nesse ponto, pois consegui ver antes de efetivamente passar no vestibular que o curso que estava buscando (veterinária) não combinava bem com o que eu queria (pesquisa científica). Então prestei provas para biologia e me formei em bioquímica (Doutorado, inclusive)... Mas, acho muito justo que todos possam trocar o curso no meio do caminho; a vida é feita de escolhas, nem sempre escolhemos o que combina conosco e poder trocar ajuda muito.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica. Tudo bem?
    Eu me formei em direito no final do ano passado e tive muitas dúvidas se mudava de curso durante os 3 primeiros anos de faculdade. Acabei não trocando mas continuei em direito sabendo que não era isso que eu queria mas não queria perder 3 anos de curso, até pq futuramente esse diploma pode me acrescentar algo profissionalmente certo?
    Agora estou pensando em fazer outra faculdade, ou um intercambio. ^^
    Achei legal essa coluna e as dicas.

    beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi! Sou graduada em geologia e te confesso que se fizesse vestibular novamente não faria para geologia. Não odeio a área, a parte ambiental é a minha preferida, mas também não amo. O principal em.uma profissão é o amor por ela, eu queria algo com produção editorial, mas como aqui não tem fui para geologia. Te desejo bastante sucesso na Biomedicina, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  9. Oie
    nossa, como esse texto veio bem a calhar, acabei de terminar o primeiro semestre e já estou surtando pois ainda faltam mais nove e como lidar com isso????? estou em psicologia e as vezes perco muito o animo mas a vontade é tanta de seguir minha carreira e acabo ficando, adorei suas dicas

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Decidir qual curso você quer tornar sua profissão é uma decisão muito importante e eu acho que no Brasil é decidida cedo demais. Suas dicas foram ótimas!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, não fiz faculdade, só cursos técnicos na área da Aviação. Passei em alguns vestibulares para Comunicação Social, mas não formava turma nunca, acabei desistindo por isso e pelo que você pautou, nem todo mundo precisa de diploma para trabalhar na área. O que eu queria mesmo era algum curso na área editorial, mas aqui não tem e online não quero fazer.Enfim, é vida que segue, um dia me encontro.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie tudo bem? Amei seu post e estou passando por uma fase parecida, tranquei Psicologia depois de 2 anos e meio cursados (por problemas financeiros) e sem poder continuar o curso encontrei uma nova paixão: Gastronomia. Este ano vou tentar Gastro e tenho certeza que vou me dar muito bem, algum dia, quem sabe, quando eu me estabilizar volto e termino Psico!

    ResponderExcluir
  13. Otimas dicas, viu? :D Eu cursei jornalismo por 3 meses e sai, mas fico contente, pois estou me reencontrando e isso é otimo! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Sobre isso de mudar de curso... eu tenho é história, viu?! Já tô na terceira universidade (me julguem hahaha). Na época de vestibular, entrei para pedagogia, fiz 1 semestre e não gostei. Saí e fui fazer Publicidade na particular e cursei por 2 anos. Eu realmente gostava disso, mas como era pago e tava dificil de arrumar estágio, acabei prestando vestibular de novo e consegui passar para uma universidade federal para o curso que era minha segunda opção: turismo.
    Não sei se fiz as melhores trocas, acho que a gente nunca tem 100% de certeza no fundo, muito por conta do mercado de trabalho... mas tô feliz com meu curso e espero conseguir uma boa vaga, rs. Eu também gosto de Turismo e a gente tem que fazer o que gosta, né? xD

    ResponderExcluir
  15. Olá, como vai?
    Nunca troquei de curso. Agora em junho acabei meu primeiro semestre em Jornalismo e a experiência foi ótima! Se possível, quando me formar quero trabalhar com o rádio.
    Assim como você, senti que cursar Jornalismo me ajudou muito com o blog também.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Por incrível que pareça nunca pensei em trocar de curso, embora já tenha pensado em seguir outras áreas. Mas vou passar esse post para uma amiga que está nessa indecisão. Parabéns por abordar o assunto de forma tão clara.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Xará! Amei muito seu post e conhecer sua experiência. Eu cursei biblioteconomia mas queria história, cheguei a me preparar p trocar de curso duas vezes mas acabei ficando na biblio mesmo. Me identifiquei com área e apesar da desvalorização da profissão que nem é muito conhecida eu acordo feliz para ir trabalhar na área que escolhi por amor. Antes abandonei um curso técnico de Turismo pq detestava tudo que tinha que estudar, tive que ouvir muita crítica que me deixava triste mas hoje tenho certeza que foi o melhor. Sucesso nesse novo curso!!

    Jéssica Rodrigues
    Coração Leitor

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;