12/02/2016

{Resenha 181} E de Extermínio - Cirilo S. Lemos


Bom Dia, hoje temos a segunda resenha do mês que acabou demorando um pouco para sair Ç.Ç Mas o importante é que o livro escolhido é mais um titulo de um autor nacional \o/ E com uma historia complexa que meche com fatos históricos em um universo Dieselpunk <3

*E-book cedido em parceria com a
Editora para 
ser resenhado no blog.
Titulo: E de Extermínio
Autor: Cirilo S. Lemos
Quantidade de Páginas: 248
Editora: Draco
Gênero: Literatura Nacional / Aventura / Ficção Científica / Dieselpunk
Ano: 2015
ISBN: 9788582431290
Skoob: Clique Aqui 
Sinopse: Quando o destino de quem você ama e do seu país está no cano de um rifle, é melhor pensar duas vezes antes de puxar o gatilho.
Planos sinistros! Paranormalidade! Ideologias! Clones! Dieselpunk! Participe das aventuras da extraordinária família Trovão! Jerônimo, o pai, matador profissional que conta com a ajuda de uma Santa. Deuteronômio, o primogênito, tem sede de aventuras e não se importa com manchas de sangue e óleo. Levítico, o caçula, cuja imaginação fantasiosa pode conter as sementes da ordem ou do caos. E Irmã Célia, a madrasta, que tenta manter todos unidos com suas mandingas em nome de Deus.
Este é um Brasil alternativo onde o Império avançou até a primeira metade do século XX tropeçando nas próprias pernas. Quando a saúde do Imperador falha, surge a chance que os americanos precisavam para apoiar o movimento republicano. Mas os monarquistas não estão dispostos a ceder e contarão com a ajuda interesseira da União Soviética.
Enquanto isso, decidido a ser um bom exemplo para os filhos, Jerônimo entende que a hora de se aposentar finalmente chegou. Mas quando seu último trabalho põe a família inteira em perigo, ele percebe que a única forma de garantir a paz é travando outra guerra. E outra. E outra. Em um ciclo que parece não ter fim.
E de Extermínio é um romance de Cirilo S. Lemos, autor do elogiado O Alienado. Intrigas, tiroteios, robôs gigantes, freiras armadas: aqui pólvora e diesel andam de mãos dadas. Mas conseguirá a família Trovão permanecer unida diante de tantos problemas?

Antes de começar a resenha vamos a uma definição de simples sobre o estilo Dieselpunk: Dieselpunk é um subgênero da ficção científica inspirado em steampunk, porém com veículos movidos a diesel, ou qualquer outro tipo de combustível (no steampunk são movidos a vapor). (Wikipedia)

Resenha
Jerônimo Trovão é um assassino profissional que em seu último trabalho foi-lhe encomendado uma grande chacina, mas ele não esperava que esse trabalho resultasse em uma revolução que colocaria não só o Brasil como ele e sua família em risco.

Mesmo com sua santa, alucinação que o persegue e o ajuda prevendo o futuro, avisando que ele não deveria seguir com o trabalho Jerônimo o concluiu dizendo a si mesmo que este seria seu último. Não foi uma chacina qualquer que ele causou, mas sim uma contra políticos que gerou diversas especulações e golpes politico.

"A Central do Brasil é o símbolo fálico da exploração capitalista. Na parte baixa viaja a massa explorada e empobrecida. Na parte alta, burgueses e sanguessugas vindos pelos ares gozar das delícias do país dos macacos. Revolução já."

Com o imperador a beira da morte que teve recentemente um filho, de origem duvidosa, que ainda não foi apresentado a população o exercito vê a oportunidade perfeita para um golpe, criando especulação nas mídias e manipulando a população, Portásio Vargas consegue assumir o governo e assim mudar o rumo do país.

De invasões norte-americanas a revoltas e guerra civil somos surpreendidos por uma narrativa que trás elementos históricos do nosso país em um universo dominados por maquinas movidas a óleo, de uma forma ficcional nos leva a refletir sobre vários acontecimentos que mudaram o rumo da historia do nosso país. Além de nos levar a companhar a vida da família do protagonista que tem uma grande importância nas diversas parte do livro.

"Houve um breve momento de silêncio, um instante antes da queda. E então veio o brado coletivo e os primeiros soldados do exército do povo estavam ali."

O autor soube construir com maestria o universo dieselpunk da historia de uma forma que ao lê-lo eu não fiquei perdida em nenhum momento, os cenários e personagens foram outro ponto positivo na leitura por sua construção bem feita. A narrativa em terceira pessoa vai sendo intercalada entre diversos personagens dando uma maior amplitude para a historia e permitindo que o leitor acompanhe tudo que esta acontecendo.

Então se você curte uma boa ficção cientifica ou diselpunk este é sem duvida um livro que você não pode deixar de ler, com um trabalho incrível o autor Cirilo S. Lemos construiu cenários e personagens que vão conquistar o leitor do começo a última página.

Nota:
(Muito Bom)

48 comentários:

  1. Eu acho steampunk um estilo bem interessante, mas ainda não sabia da existência do dieselpunk (vou pesquisar sobre depois!) Adorei a localização do livro e como o livro parece ser narrado, ele não faz muito o meu estilo, mas me deixou curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você de uma chance para ele mesmo não sendo seu estilo *-*

      Excluir
  2. Ei Jéssica, tudo bom? Adorei a sua resenha, mas não consigo sentir atração pelo livro, queria entender o motivo desse tipo de literatura não me atrair, talvez seja um certo tipo de preconceito. Resenha impecável, um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por me dar mais um livro para a minha maratona de livros nacionais! Sério eu preciso urgentemente ler este livro!!

    ResponderExcluir
  4. Tenho lido muito pouco steampunk e seus subgêneros. Fiquei muito interessada no livro, principalmente que conjuga história e ficção científica. É sempre importante conhecermos fatos históricos do nosso país.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você possa lê-lo, vai adorar a forma que o autor misturou esse dois pontos *-*

      Excluir
  5. Que legal! Ainda não li nada desse gênero Dieselpunk e, na verdade, nem sabia que existia hahaha Mas achei bem interessante e diferente, além da capa ser super chamativa, né.
    Provavelmente lerei sim, adicionei aos favoritos para lembrar depois, rs
    Obrigada pela dica!

    http://magoevidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sabia que ele existia antes de conhecer o livor *-* Tomara que o leia sim *-*

      Excluir
  6. ^^ Assim que gosto nas histórias, quando o autor conta tudo com calma e não deixa o leitor perdido... Estou curioso para ler essa história, estou anotando aqui para em breve ler.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que possa lê-lo e matar sua curiosidade em breve *-*

      Excluir
  7. Uau! Conhecia Steamnpunk, mas DieselPunk ainda não! Ficção Científica é tudibom, né? :D Ah, sendo de autoria nacional, já me chama mais atenção! Fiquei curiosa e quero muito ler! \\o
    Beijos, Min

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim *-* Tomara que você possa lê-lo sim *-*

      Excluir
  8. Olá! Confesso que achei o título da obra e o nome do personagem um tanto quanto engraçados e isso me deixou muito curiosa para conhecer o enredo. Não conhecia o gênero dieselpunk, mas a descrição me deixou empolgada e, pelo que a capa transmite, tenho certeza de que será uma experiência maravilhosa. Esse negócio de misturar poder, golpes políticos, guerras civis e ficção científica também me atrai, então sem dúvidas anotarei a dica para leituras futuras. :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura maravilhosa sim *-* Espero que você possa lê-lo *-*

      Excluir
  9. Parabéns pela resenha, achei a capa super diferente...chama atenção!

    A história parece ser bem bacana também.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, a capa é bem diferente e bonita mesmo *-*

      Excluir
  10. Não conhecia nem dieselpunk, quem dirá steampunk. Fiquei bem curiosa para saber mais sobre! Super valeu a dica! haha O livro também parece ser muito bom pra quem curte o gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem curti já esse gênero vai amar sim, mas quem ainda não leu nada do tipo também vai curtir bastante *-*

      Excluir
  11. Olá!

    Não conhecia esse livro, mas mesmo sua resenha estando show, não senti vontade em ler :/

    Irei passar esse!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  12. Eu sou muito fã de ficção científica, mas nunca li nenhum dieselpunk. Na verdade, é a primeira vez que encontro essa palavra. kkkk Apesar de não ter entendido bem se o livro chega a ter uma conotação religiosa (por ter os nomes de livros da bíblia nos filhos), fiquei curiosa para descobrir mais.

    Ótima resenha. :D
    Bjs
    Te convido a me visitar, também! ♥
    • Sentido Literário •

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não tem grande conotação religiosa não, na verdade não tem muito de religiosidade nele =)

      Excluir
  13. OI!
    Achei a capa muito chamativa, de cores fortes né?!
    O gênero do livro saí completamente da minha "zona de conforto". Acho que nunca li nada parecido com: Dieselpunk/Steampunk.
    Então Não sei se leria o livro, por não saber se vou gostar ou não, mas gostei muito da resenha *-*

    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é bem chamativa mesmo *-* Quem sabe você não acabe se apaixonando pelo gênero se lê-lo? *-*

      Excluir
  14. eu sabia do gênero steam mas não do diesel heheh deve ser bacana, e gostei da ambientação da história... só não leria em ebook porque não gosto, meu rendimento é ruim, não me concentro direito...
    adorei essa capa tb :D
    A Draco tá lançando títulos muito bons...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem versão física e é vendido tanto pelo site da editora como em alguns site de lojas onlines *-*

      Excluir
  15. Não é o meu estilo de leitura e não acho que vá me agrada, por isso passo a dica, mas espero que outros leiam e goste! ><

    Abraços & até!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia o autor, mas mesmo não sendo o meu tipo de livro, eu realmente fiquei curiosa com o enredo e acho que posso gostar muito da leitura!

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uma chance tenho certeza que vai curti *-*

      Excluir
  17. Olá Jéssica tudo bem, essas leituras diferentes chamam a minha atenção, ainda mais por que desconhecia esse subgênero Dieselpunk e gostei da definição, eu não leria o livro pela capa que não atraiu, mas gostei dos pontos que destacou na resenha e o enredo criado pelo autor. Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle, tomara que você o leia sim, vai adora-lo *-*

      Excluir
  18. Olá, eu nunca li nada sesse subgênero (e nem o conhecia para falar a verdade), mas por achá-lo interessante e também após ler e conhecer um pouco da história desse livro pela sua resenha (obra que até então eu nunca tinha visto), fiquei com bastante vontade de ler o livro, pois a premissa me pareceu interessantíssima.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também não conhecia ele até ler o livro *-* tomara que você possa lê-lo em breve *-*

      Excluir
  19. Oie, tudo bem? Confesso que ainda não tinha lido nada do gênero, ainda mais nacional. A premissa é bem interessante e me chamou a atenção. Gostei bastante da sinopse e com certeza já está na minha lista. Sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma ótima dica para começar a ler o gênero neh? *-*

      Excluir
  20. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem
    Eu tive contato com o gênero steampunk na série do Protetorado da Sombrinha e amei. Não conhecia ainda o Dieselpunk e como adoro ficção científica e sempre gostei de história achei perfeita essa combinação que o autor fez em seu enredo além de ser original. Acho que a editora poderia investir na capa essa realmente não está atraindo. Eu não faço leituras digitais, uma pena. Mas parece ser uma boa história. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila, diferente de você eu curti bastante a capa nessa cores bem chamativas *-* Ele tem versão física que pode ser comprada tanto no site da editora como em algumas lojas virtuais *-*

      Excluir
  21. Oie
    muito legal sua resenha e que bom que curtiu tanto a leitura, eu adorei essa capa, muito bonita e o enredo está interessante mas não é bem o gênero que curto

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que não seja o seu tipo de leitura.

      Excluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de livros nacionais, mas confesso que não costumo ler esse gênero e que o livro não conseguiu chamar a minha atenção :/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. mulher, primeira coisa, amei seu lay novo, sério muito fofo muito lindo, apaixonei quanto a história achei interessante e parece boa.

    ResponderExcluir
  24. Oiee, tudo bem?

    Nossa, dieselpunk? Nunca ouvi falar desse termo! Que bom que o livro te agradou e você conseguiu acompanhar a história sem se perder no enredo! Eu achei a capa super curiosa, diferente das que eu vejo por aí.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;