07/01/2016

{Resenha 175} A Arte de Ser Normal - Lisa Williamson


Boa Noite, hoje temos a resenha da minha primeira leitura do ano \o/ Resolvi começar com um livro que trouxesse um tema pouco abordado e me surpreendi com a leitura maravilhosa que foi <3 A Arte de Ser Normal da autora Lisa Williamson trás uma historia sobe a visão de dois jovens transgêneros de uma forma bem leve, que tal conferir a resenha e descobrir um pouco mais sobre este livro? *-*

Titulo: A Arte de Ser Normal 
Autor: Lisa Williamson
Quantidade de Páginas: 384
Editora: Rocco
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance
Ano: 2015
ISBN: 9788579802508
Skoob: Clique Aqui 
Sinopse: David Piper tem 14 anos e um desejo: “Quero ser uma menina”. Mas este é um segredo que ele compartilha apenas com Essie e Felix, seus únicos amigos, pelo menos até a chegada de Leo Danton à escola Parque Éden. Apesar de muito diferentes e cada um guardando um segredo próprio, David e Leo iniciam uma profunda amizade, que é a base do elogiado romance de estreia da atriz e escritora britânica Lisa Williamson. Com diálogos engraçados e relatando situações cotidianas na vida de adolescentes, a autora consegue abordar a delicada e muito atual questão da identidade de gênero de maneira leve e nada apelativa, numa narrativa que conquista o leitor da primeira à última linha.

Resenha
David é um garoto de 14 anos que nunca se sentiu confortável em seu corpo e desde pequeno seu maior desejo era ser uma menina e apenas seus dois melhores e únicos amigos, Essie e Felix, sabem sobre isto. David sofre na escola por ser diferente, sempre sendo ofendido e aguentado de cabeça baixa até que um dia um garoto novo na escola o defende, os dois acabam ficando de detenção e esse tempo juntos os faram se aproximar.

Esse novo garoto é Leo que depois de um incidente na sua antiga escola foi transferido para escola de David, por ninguém saber o real motivo de sua transferencial todos acabam tendo medo dele e por querer se isolar Leo deixa que pensem o que quiser sobre ele, mas uma garota que senta na sua frente na aula o fará quebrar sua barreira de isolamento além do próprio David.

Leo tem um segredo que guarda longe de todos, um segredo que o ligará a David.

A família de David acaba achando que ele gay e toda vez espera que ele conte sobre isso o que torna cada dia mais difícil para ela contar a verdade, mesmo já tendo pesquisado muito sobre o assunto e ter certeza que ele é uma garota presa em um corpo de menino.

Com uma narrativa intercalada entre Leo e David  vamos descobrindo mais sobre seus sentimentos, dramas familiares e como a amizade deles vai florescendo e ajudando ambos. De uma forma bem leve a autora conseguiu relatar tudo isso tornando o livro fofo e de leitura fluida sem esbarrar em dramas desnecessários e tratando de temas sérios.

Os dois personagens principais são bem construídos e decididos com suas personalidades fortes que despertam a empatia do leitor fazendo torcemos para um final feliz. Adorei a autora ter focado na amizade entre os dois e não forçado um romance desnecessário, além do com desenvolvimento dos outros personagens secundários que são essenciais para o enredo.

A diagramação do livro esta simples com folhas amareladas, um bom tamanho de fonte e espaçamento, fontes diferentes para cada narrador ajudando a diferencia-los e uma capa simples porém bonita. Não achei nenhum erro de revisão durante a leitura.

Se você esta buscando uma leitura leve e fofa que trate de temas importantes e pouco abordados essa é sem duvida uma ótima dica para você.

Nota:
(Ótimo)

28 comentários:

  1. Oie tudo bem? Jéssica, me apaixonei de cara pelo livro por ele abordar um tema tão atual, já coloquei na lista pra ler ok? Obrigada pela dica, resenha ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaísa, não tem como não se apaixonar por ele e quando você enfim lê-lo vai sem duvida amar <3

      Excluir
  2. Hi baby, tudo bem? Nossa esse livro parece ser muito interessante até porque apesar de ser um tema muito debatido atualmente ele não aparece muito no mundo literário, deve ser legal conhecer os sentimentos e as aflições de quem vive isso. vou procurar para ler! parabéns pelo blog, é lindo <3

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não aparece mesmo, na verdade esse é o primeiro livro que vejo que trás esse tema, mas tomara que tenhamos cada vez mais livro assim.

      Excluir
  3. Gostei muito da premissa. Não li nenhum livro ainda retratando as dificuldades passadas pelas pessoas transgênero, mas acho um assunto de muita importância e que deve ser cada vez mais abordado! Parabéns pela resenha!

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem duvida é um assunto muito importante e o livro mostra essas dificuldades de uma forma simples, fofa e delicada.

      Excluir
  4. Oi Jess, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra, mas já adicionei no skoob e pretendo ler. Gosto de leituras leves que ao mesmo tempo fale de coisas importantes, então acho que vou gostar desse livro.
    Também vou indicar para um amigo, pois sei que ele vai gostar.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acho que você vai curti-lo sim *-* Indique para todos que puder, ler sobre o tema é uma forma de conscientizar as pessoas.

      Excluir
  5. Oie,

    Com uma capa dessa o livro merece ser lido sim, ahh eu amei sua resenha quando você começou a falar eu já ia deixar o livro passar por ser um tema que não estou acostumada. Mas depois fui achando a história linda e com certeza eu quero ele.

    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayla, a historia é super fofa e mesmo não sendo um tema que somos habituados é uma forma de conhecermos um pouco mais sobre ele.

      Excluir
  6. seu eu fosse pela capa e pelo título da obra jamais saberia do que trata realmente o livro... fiquei super interessada em fazer a leitura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A caba mesmo sendo bem legal não passa muito bem o que o livro se trata. Tomara que você possa lê-lo sim.

      Excluir
  7. Oi!
    Eu já tinha ouvido falar um pouco sobre esse livro e mesmo sabendo o tema principal não sabia mais detalhes sobre. Fiquei interessada pela obra pois gosto de livros que quebram tabus e nos fazem refletir ao mesmo tempo que faz críticas sérias de forma leve, espero apreciar a leitura da mesma forma que você e que ela me ajude a conhecer um pouco mais sobre trangêneros e assuntos relacionados.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andy, livros que trazem temas como este de forma leve são sempre bem legais de ler mesmo, nos trás uma bela reflexão sem serem muito fortes *-*

      Excluir
  8. Que livro bacana, achei a premissa muito interessante e já estou curioso pela leitura! Adorei a resenha, parabéns!!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você possa lê-lo em breve, vaia dora-lo *-*

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    A premissa do livro não me atraiu, mas achei a capa dele muito linda!
    Bjs


    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie
    que legal o enredo, muito interessante, eu com certeza estou muito curiosa a leitura, sua resenha está ótima e adorei a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tomara que você resolva matar sua curiosidade, o livro é sem duvida ótimo *-*

      Excluir
  11. Oieee Jessica!
    Nossa, que livro lindooooo!! Eu ja tinha visto ele por ai e não tinha me chamado atenção (minha mania de não ler sinopses), mas a sua resenha me deixou animada ainda mais pelos personagens serem bem construidos e decididos!! Já vi que vou gostar desse livro!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não costumo ler sinopses Ç.Ç Tomara que você possa lê-lo e que curta ele sim *-*

      Excluir
  12. eu e a minha cabeça cheia das teorias já penso que o leo é menina que escolheu ser menino rs.
    Adorei a resenha e já coloquei o livro na lista de desejados, espero poder lê-lo em breve.
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou comentar sobre sua teorias, mas não chega a ser um mistério tão grande, mesmo assim é gostoso de ir descobrindo aos poucos. Tomara que possa lê-lo em breve.

      Excluir
  13. Sinto que estou diante de uma dica brilhante e de um livro tão brilhante quanto. Muito interessante! Ainda mais pela temática. Definitivamente, vai para a minha lista. Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta sim *-* Tomara que você curta a leitura e a forma leve que a autora resolveu tratar o tema *-*

      Excluir
  14. Oii!

    Adorei esse livro!
    Adoro livros que falam sobre assuntos diferentes e quero muito ler esse :)
    Parabéns pela resenha e com certeza irei ler :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, espero que você possa lê-lo em breve, vai adora-lo mesmo *-*

      Excluir

Regras para os Comentários:

- Seja educado e não use palavras de baixo calão;
- Comentários hostis e racistas serão excluídos;
- Deixe o link do seu blog, pois retribuo todos os comentários;